A solidão, às vezes, é encarada como um mal que precisa ser combatido. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ela também tem um efeito benéfico, que nos auxilia a encarar muita coisa na vida e até ajuda a melhorar a qualidade dela em alguns aspectos.
Eis alguns motivos que justificam que ficar um tempo sozinho pode fazer bem para a sua alma:
A vida, às vezes, pode ser meio louca, tanto para o lado bom como para o ruim. Com a correria do dia a dia, é fácil se perder durante uma semana atribulada e fica difícil achar um tempo para si mesmo, para processar melhor as informações que recebemos. Ter um tempo a sós nos dá esse tempo que precisamos para refletir sobre coisas importantes e para organizamos nossos sentimentos sobre o que acontece ao nosso redor. Sem ele, podemos ficar sobrecarregados com todas as coisas que tentamos avaliar e isso pode levar a ainda mais ansiedade e estresse mental.
Não importa se você é um escritor, artista, técnico de informática ou músico. Esses momentos a sós trazem a motivação e a oportunidade para abrir a mente e explorar novas ideias e, em seguida, achar um bom uso para elas.
Passar um tempo sozinho significa levar em conta seus pensamentos e sentimentos acima dos que qualquer outra pessoa. Pode parecer egoísta, mas não é. É necessário para que sua personalidade seja explorada com profundidade.
Quando você está sozinho, não precisa depender das opiniões, conselhos ou ajuda de mais ninguém. Ser independente significa também ter mais segurança em si. Sentindo-se mais seguro, será fácil até mesmo se abrir com outras pessoas quando for necessário.
Não é incomum entabularmos uma conversa apenas para preencher algum silêncio que muitos acham constrangedor. No entanto, ao se resguardar é possível notar coisas que de outro modo não conseguiríamos. Ficamos aptos a apreciar as coisas pequenas da vida e estar sozinho ajuda a prestar mais atenção aos momentos que realmente valem a pena.
Você não precisa se preocupar em agradar outras pessoas ao escolher um lugar para comer ou um filme para assistir, por exemplo. Ao invés disso, pode aproveitar seu tempo fazendo exatamente o que quiser fazer. Estar consigo mesmo pode também proporcionar ótimas aventuras.
É muito mais fácil terminar alguma coisa quando não há distrações – e isso inclui pessoas. Ter um tempo para si e depois verificar que você conseguiu tudo o que queria fazer em uma lista de afazeres (do trabalho ou do cotidiano) é extremamente recompensador.
A solidão também nos ajuda a crescer. Tirar um tempo longe de outras pessoas na sua vida também pode te ajuda a descobrir o quão importante elas são para você. Esse tempo pode renovar relações e trazer de volta alegrias e memórias que te deixarão com mais vontade de vê-los novamente.
Redação CONTI outra. Inspiração: PopSugar
Imagem de capa: Mehendra_art/shutterstock
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…