Bruna Stamato

Não se vingue. Quem dá o troco é comerciante, mas quem cobra a conta é a VIDA.

Imagem de capa: Anna Om, Shutterstock

Muitas vezes nessa vida a gente se vê cheio de vontade (e razão!) de “dar o troco” em alguém que nos enganou e magoou.
Nos pegamos desejando que o mal que a pessoa nos fez, volte para ela, na mesma proporção.
Embora não devamos querer vingança ou desejar o pior para alguém, somos humanos, não é mesmo?
E como humanos, somos cheios de imperfeições e está tudo bem. Creio que Deus perdoe esse nosso ímpeto vingativo!

Alguma vez você já teve a sensação de que ser bom e bacana te prejudicou? De que são os espertos e golpistas que se dão bem?
Preocupa não…você não está sozinho! Em algum momento da sua vida, você se sentirá injustiçado e com aquela sensação de que foi bobo e ingênuo e que tem que parar de ser assim, daqui por diante.
Mas…você não acha que o mundo já anda muito cheio de malandragem e falsidade? E que a maldade é um meio que não justifica o fim?
Por isso, te peço: Aguenta firme aí, pois o mundo precisa é de pessoas boas, com coração limpo e desprovidas de interesses egoístas.

Se arquitetarmos uma vingança e a colocarmos em prática, talvez consigamos uma alegria breve e fugaz, que pesará nos corações e consciência por um bom tempo, pois não estamos acostumados a prejudicar ninguém!
Acredito, piamente, que DEUS é a melhor testemunha de todas; O travesseiro é o maior tribunal e a consciência, um juri implacável. Cujo o coração, é o juiz.
Por tanto, não perca o seu tempo focado na vingança, foque no a vida está te dando, pois às vezes o que parece ser uma punição, na verdade é um enorme livramento. A gente não entende de cara, demora um tempo para assimilar, mas lá na frente, vamos agradecer por termos nos livrado e aberto os olhos para a maldade alheia.

Quem dá troco é comerciante.
Se você “pagar na mesma moeda”, estará apenas se igualando ao seu ofensor.
Vai descer ao nível dele? Não…porque você tem, exatamente o que ele não tem e nunca terá: CARÁTER.
Então, deixe que ele siga, achando que se deu bem…Não somos nós que vamos cobrar essa dívida, é a ela, a VIDA.
Ela não faz fiado. Ninguém sai deste mundo devendo à ela. Aqui fazemos e aqui mesmo pagaremos.
Quanto maior a subida, maior a conta e por tanto, maior a queda lá de cima.
E vou te dizer, a Vida não é muito sutil com os devedores.
Aparentemente pode estar tudo certo, você achando que ele te prejudicou e está ótimo vivendo feliz, mas…vai saber o que acontece na alma do sujeito…a Vida tem várias maneiras de cobrar o “pagamento”, e, acredite, as piores maneiras são as interiores, aquelas que ninguém vê. É o “você” com você mesmo; Seus medos; Suas angustias. É você virar o seu pior inimigo.

Eu já vi muita gente assim…que fez o que quis, sem pensar nas consequências. Que passou por cima de muita gente só pensando no próprio benefício e que no fim das contas, conseguiu tudo o que jurava querer e foi essa, justamente, a grande desgraça de suas vidas.

O cara queria muito dinheiro. Abandonou a família, traiu o melhor amigo, fez dívidas ao longo da vida e “cresceu”, “prosperou” e conseguiu muito dinheiro, e seu dinheiro, o levou para a ruína, terminou sozinho e pobre. De afeto; De amor. De sentimentos.
O cara traiu a esposa, trocou a família toda porque não aguentava mais a “pressão”…e anos depois, aquela família barulhenta e “chata”, era tudo que ele queria no seu leito de hospital.
A garota se casou por interesse. Queria status e fama. Terminou mentalmente doente. Famosa, rica e se odiando, por todos os dias da sua longa vida…
O pai rejeitou o filho e quis sumir no mundo. E conseguiu. Sumiu tanto que quando quis voltar, nunca mais se achou…
Às vezes, conseguir o que se quer é a grande “vingança” da Vida.

Pessoas muito gananciosas são muito vazias por dentro. Precisam conseguir coisas a qualquer custo, pois são incapazes de conseguirem por mérito próprio. Invejam a vida alheia, pois no fundo se acham indignas da felicidade.
Por mais grana que consigam, são seres profundamente miseráveis.
Não vale a pena dar ibope a eles.
A melhor revanche para um ser sem luz é brilhar. É ser FELIZ e sorrir, quando nos desejam lágrimas! Felicidade é letal para os infelizes natos.
Continue no seu caminho. Continue confiando no Universo!

Lembre-se, toda luz forte atrai mariposas, não é por isso que vivemos no escuro!

Brilhe!

Bruna Stamato

Carioca, criada na Bahia, quase paulistana e atualmente moradora de Porto Seguro-BA. Mãe de duas garotinhas lindas, geminiana, ascendente em Câncer e uma eterna sonhadora. Quando me perguntam, sempre brinco com as pessoas, dizendo que eu não sou escritora, apenas passo para o papel o que a minha alma dita. Por tanto, o mérito é dela! Sou aficionada pelas palavras, desde que me entendo por gente, quer dizer, na verdade, até hoje não me entendo direito por gente, mas amo as palavras desde que as conheci e que elas começaram a fazer sentido pra mim.

View Comments

  • Adorei seu texto, passei por uma decepção dolorosa de traição. A dor é por não esperar esse tipo de atitude cruel de quem amamos, além de traição fui injustiçada e humilhada pelo rapaz que tinha planos de futuro e até hoje tento aliviar meu fardo com Deus que nunca nos abandona. A vida sabe cobrar de forma certa e justa nossas ações e pior ainda para aqueles que te ferem sem um pingo de remorso é receber apenas indiferença e gelo, não ter respostas e ver a pessoa bem e feliz. Não retribuo dor, não faço vingança choro no meu canto , não procuro mostrar que estou ótima sem estar, apenas vivo e agradeço por essas lições da vida, afinal o que seria de nosso amadurecimento espiritual e mental sem essas disciplinas difíceis? Espero não ter que repetir, por isso aprendi a ser mais seletiva com as pessoas que me envolvo.
    Beijos, obrigada por postar!!

Share
Published by
Bruna Stamato

Recent Posts

Como Gerenciar as Emoções em Momentos de Muito Estresse no Trabalho

O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…

1 dia ago

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

3 semanas ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

3 semanas ago

EMDR: a abordagem psicoterápica adotada por famosos e que pode mudar a sua vida

Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…

4 semanas ago

Um dos romances mais amados de todos os tempos acaba de chegar à Netflix

Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…

4 semanas ago