Imagem de capa: Yarmolovych, Shutterstock

Eu tatuei a saudade na pele justamente para não esquecer. Havia uma fina cicatriz no local e estava sumindo com o tempo. Senti-me na obrigação de fazer alguma coisa. Há tanta memória guardada aqui… Você não entenderia. Quanto te falo, sem rodeios, sobre uma saudade infantil minha, ela parece inocente e pequena, mas o turbilhão que pulsa por trás das entrelinhas é gigantesco demais. Não podia deixar toda uma história sumir repentinamente.

Fazia muito tempo que eu estava longe de mim. Eu me escondia na rotina e, fatalmente, era sugada por ela. Dia após dia desenhando histórias que não são minhas. Dia após dia adiando a vida. Só existindo, sem viver. Esperando. Esperando o quê? Não tinham respostas para as minhas perguntas. Sequer haviam perguntas, porque não me preocupava em pensar nelas. Foi então que, determinado dia, acordei e percebi que o tempo havia voado e não dava mais para ficar sentada esperando. A cicatriz estava sumindo e eu sou apegada demais às coisas e pessoas para deixá-las sumir eternamente.

Doeu, confesso. Cada agulhada doía em proporções gigantescas. E eu sorria para maquiar a dor que sentia. A saudade é meio masoquista, não é? Mesmo com todas as frases feitas, mesmo com todos os conselhos doados aos quatro cantos do mundo, vamos lá e cutucamos a ferida. Por que dói, mas é bom. Nos mostra o quanto estamos vivos e o quão bom foi tudo que ficou para trás. Saudade é deixar algo para trás e eu, nas andanças da vida, carrego muita saudade antiga.

Saudade de mim, principalmente.

Mafê Probst

Engenheira, blogueira, escritora e romântica incorrigível. É geminiana, exagerada e curiosa. Sonha abraçar o mundo e se espalhar por aí. Nascida e crescida no litoral catarinense, não nega a paixão pela praia, pelo sol e frutos do mar.

View Comments

Share
Published by
Mafê Probst

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

23 horas ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

3 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

5 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

5 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago