Imagem de capa: Kryvenok Anastasiia, Shutterstock
Nó em cima de nó vira emaranhado – e quem consegue desatar depois? Amor precisa de duas mãos para enlaçar, sem apertar – apenas envolver com cuidado e confiança deixando o outro à vontade, livre e abraçado num sentimento leve, sem se sentir sufocado.
Nesta escrita quase poética, quero afirmar que é mais favorável um relacionamentos laço, baseado na parceira, envolvimento, confiança e liberdade do que aqueles “enozados”, onde não há individualidade, mas uma confusão mental e sentimental sem início e fim.
Liberdade é uma palavra que é preciso estar presente, ainda mais num relacionamento. Não confunda relação com prisão e viver a vida do outro, pois é valioso manter o seu ir e vir, suas cias, sua vida em paralelo com a do parceiro. Ninguém pertence a ninguém. Casal é soma, não subtração.
Li recentemente um artigo de uma garota dizendo que não namora porque ama a sua liberdade. Ora, se relacionamento é usurpar a liberdade então fiquemos solteiros para sempre! Ninguém quer perder seus movimentos porque está preferindo alguém na vida. Respeitar o espaço do outro, deixar este humano ser, e ter isso em troca é o segredo da unidade dos casais. Parece até um paradoxo, mas é assim mesmo que funciona. Do contrário, vira uma relação de posse, dependência, cárcere e de um jogo emocional que anda na contramão do amor.
Não há necessidade de privar o parceiro de suas atividades, dos seus hobbys e paixões. Casal que se ama e vive bem, se apoia, incentiva e não limita. Acho triste aqueles casais que só saem juntos, não fazem nada separado, que vivem de obrigações e permissões. Isso não é parceria, é medo, é dependência emocional. É preciso bom senso e tolerância.
Dos amores laço que devem viver os relacionamentos. Se apertar muito, vira nó! Conhecer o tamanho da linha, aprender a desatar nós quando necessário e como enlaçar faz toda a diferença.
Sempre que escolhemos estar com alguém, esta vontade parte de uma livre escolha, portanto, é deste princípio que a relação deve ser guiada, dentro do respeito e cumplicidade. Relação é união e não fusão e além disso não há necessidade de se acorrentar almas.
A individualidade é o nosso bem precioso, perder isso é abrir mão de quem somos. Desta forma não há encontro, não há reconhecimento do ser. Perde-se a espontaneidade, as paixões e no fim, ficam dois estranhos numa relação, se estranhando. Respeitar o outro ser humano é fundamental.
Isso significa amor incondicional. Amar um ser livre, sem posse, sem dependência que estão juntos pelos laços que os unem. Quanto mais liberdade na relação, mais preso a ela ficamos, por livre e espontânea vontade.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Não concordo com a generalização do texto não acho triste casal q fazem tudo juntos, depende de cada casal tem casal q tem prazer em estar com seu parceiro ir as baladas tomar um vinho em fim vai do combinado de cada um tô casada a 15 anos e sempre estamos juntos adoramos a companhia um do outro.pra nós funciona muito bem.estar sempre juntos.
Realmente Vanusa, tbm discordo do texto, eu e meu esposo estamos juntos à 16 anos, e fazemos tudo juntos, e isto nunca nos atrapalhou, amamos viver assim!
Nunca li algo tão perfeito !!!! Parabéns pela simplicidade e objetividade.
Li o texto e concordo em td que foi dito ... venho de um relacionamento de 6 anos que por minha parte nunca consegui prender a pessoa do meu lado .. ele saia .. curtia com os amigos dele .. e eu tb ... numa frequência menor pois as minhas responsabilidades eram maior .. trabalho .Curso ..religião ... hj estamos separados e confeco que olhei pro nosso passado e fiquei pensando: nossa como eu o deixei tão livre?? Mas entendi que essa sou eu ... eu não sei prender ou me sentir na obrigação de forçar o outro a fazer as coisas juntos sempre...fico feliz pelo casal que consegue .. mas eu não consegui ... eu fiquei feliz por mim, quando li esse texto... me vi nele e entendi pq meu relacionamento durou tanto tempo ??❤
Texto maravilhoso!! Concordo com todos os detalhes ❤️
Vivi 20 anos sempre junto para descobrir que sem a liberdade não há continuidade ....seperei e tenho uma relação nestes moldes hoje muito mais saudável .... concordo desde que vivo assim estou mais feliz e mais seguro do que quero .