Guilherme Moreira Jr.

Demonstrar o amor não exige força, mas sim querer

Imagem de capa: Everett Collection, Shutterstock

O que faz de um homem apaixonado? Como reconhecer o amor nos olhos daquele que se diz másculo? Dizer “eu te amo” não é suficiente, porque vivemos em tempos de banalização da expressão. O garoto educado para ser alguém forte e decidido pode sofrer muitas vezes quando necessita expressar o seu carinho para com o outro. Sem generalizar todos os homens, claro, mas é perceptível essa cultura ainda hoje do homem ter o momento certo para amar. Cumprimentar o amigo com afeto vira motivo de piada. Dar beijo no rosto de outros familiares masculinos é motivo para opressão. E então, sortido pelo amor, o homem declina. Persegue a segurança sem fragilidade. Acaba sendo bruto com a mulher amada e outros do seu círculo. Mas todos sabem que o ser humano é capaz de amar. Então para que camuflar todo e qualquer tipo de manifestação dele?

O homem ama no cinema, na literatura e na música. Mas e na vida? Na vida ele apenas suspira esperando que o seu afeto seja compreendido sem nada ser dito. O silêncio até dá voz para o amor, mas quando acompanhado de gentilezas, bondades e carícias é tão real quanto. Esqueçamos de mensurar caminhos para o bem-dizer. E antes do pensamento preencher o coração com achismos, consideremos a oportunidade de transbordar certezas. Certezas ditas e gesticuladas pelo quê se ama e por quem se ama. A vida não é um jogo de espera, onde quem confessa os sentimentos por último vence. Levar o amor na ponta dos lábios, a partir disso, é abrir mão da escolha de ser feliz.

Então vá e ame. Não importa o dia, a hora ou o lugar. Expresse amor para o amor. Seja mulher, homem, amigo (a) e família. Essa masculinidade cobrada nem serve mais para preencher uma ficha burocrática. Sentir no amor não deve ter distinção. Os olhos brilharam e os sorrisos foram recíprocos? Então ame. Começar com um “Oi” pode representar tanto quanto um “Eu te amo”.

Gui Moreira Jr

"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

Share
Published by
Gui Moreira Jr

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago