Categories: REFLEXÕES

Pequenas coisas que trazem felicidade e que você não sabia

Imagem de capa: Rohappy, Shutterstock

A felicidade talvez seja isso que não sabemos definir muito bem, mas que todos procuramos ansiosamente. Às vezes até geramos um tremendo mal-estar pelas próprias exigências que nos impomos para encontrá-la, para sermos felizes aconteça o que acontecer.

Se você perguntar para alguém onde encontrar a felicidade, normalmente receberá respostas que fazem referência ao exterior, ao que se dissipa, ao está mais fora do nosso controle do que em nosso interior.

> ou diz a conhecida canção.

Mas o fato é que não é assim: nem a saúde, nem o dinheiro, nem o amor trazem felicidade, e crer que o seu estado de ânimo depende destas áreas da sua vida é um grande erro, que no fim o levará a ser ainda mais infeliz.

Onde costumamos buscar a felicidade?

Infelizmente nós inventamos uma infinidade de crenças irracionais. São exigências e necessidades que só estão nas nossas próprias mentes, mas que acreditamos serem verdades absolutas. Sentenças inquebráveis que precisam definir nossos caminhos. De fato, questioná-las pode nos causar a mesma vertigem que se aproximar de um penhasco íngreme.

Nós as assumimos como mandamentos, nos guiamos por elas, as tornamos nossas, e inclusive as defendemos mesmo que nos provoquem sofrimento.

Erroneamente acreditamos que se estas necessidades e exigências estiverem cobertas, encontraremos a felicidade, mas se não alcançarmos nossas expectativas, iremos nos sentir miseráveis. Exigências com as quais ninguém consegue lidar, muito menos nós mesmos.

Normalmente estas crenças fazem referência à aprovação dos outros, ao desempenho perfeito de si mesmo em alguma tarefa de relevância, ao dinheiro, à saúde, a ter um relacionamento amoroso estável e que funcione perfeitamente, a ser mãe, a ser alguém interessante e carismático, etc.

Realmente existem muitos tipos de crenças e cada pessoa tem as suas próprias, mas elas basicamente têm a ver com o acabamos de mencionar. “O trabalho dignifica”, “O seu arroz vai passar do ponto”, “O dinheiro traz felicidade”, “A saúde é a coisa mais importante que existe”…

Portanto, é ai que costumamos buscar a nossa felicidade, o que faz com que nos imponhamos expectativas pouco realistas e, no fim das contas, sejamos muito infelizes. De fato, as pesquisas confirmam que cada vez temos mais necessidades supridas e somos mais infelizes do que no ano anterior.

O que de fato é a felicidade?

Se cada vez possuímos mais e vivemos mais confortavelmente, com mais abundância, por que somos mais infelizes? O que está falhando?

O que está falhando é acreditarmos que as coisas externas nos farão felizes. É verdade que conseguir o trabalho dos seus sonhos, encontrar um parceiro que o ame, ou ter dinheiro dá um certo prazer, mas na verdade tudo isso é muito a curto prazo. E é prazer, o que não é felicidade.

O ser humano rapidamente se acostuma ao que tem e cada vez precisa de mais, de modo que não tem fim, não se conforma com tudo o que isto implica.

Quem não conhece pessoas multimilionárias que já roubaram? Será que elas não têm o suficiente? Quem não ouviu falar de alguém que se mata trabalhando apesar de poder trabalhar a metade para viver?

Quando percebemos que não somos felizes apesar de ter de tudo, achamos que a solução é mais disso que já temos: trabalhar mais horas, tentar ser mais atraente, fazer mais dinheiro, viajar mais, procurar um namorado desesperadamente… e consequentemente o tombo dói ainda mais.

O que essas pessoas não sabem é que a felicidade está neles mesmos, na sua atitude, em como decidem aproveitar a vida e em como funciona a sua escala de valores.

A felicidade está em como você aprecia e se diverte com o que você possui, seja pouco ou muito. Existem pessoas que têm muito pouco e são muito mais felizes do que aqueles que possuem mansões e grandes fortunas.

Não são poucos os exemplos de pessoas que têm de tudo e acabam se suicidando, depois de passarem uma vida inteira tomando todo tipo de medicamentos.

Se você quer ser feliz, comece apreciando tudo o que existe ao seu redor e parando de se queixar pelo que falta. É praticamente impossível que todas as áreas da sua vida estejam completas, mas isso não significa que você não possa ser feliz com o que tem nas mãos.

O cheiro de café nas manhãs, o riso da sua filha pequena, dançar uma bela música com seu companheiro no meio da sala, correr com seus cães atrás das borboletas, olhar as estrelas, uma boa conversa na praia enquanto a brisa atinge o seu rosto, abrir uma garrafa de vinho com um banho quente… Estas são pequenas coisas que certamente trazem felicidade, sabia?

Fonte indicada: A Mente é Maravilhosa

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Só os mais atentos conseguem desvendar o 2º rosto dessa ilusão de ótica

Uma nova ilusão de ótica tem desafiado os internautas, com uma imagem que esconde um…

6 horas ago

A comédia romântica da Netflix que promete conquistar seu coração e te levar a lugares paradisíacos

A sequência do aclamado musical “Mamma Mia!” fez sucesso entre os fãs do musical e…

7 horas ago

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os animais

Hemocentro de cães e gatos convive também com a falta de sangue para salvar os…

17 horas ago

Você precisa sempre deixar a casa arrumada? Saiba o que diz a psicologia sobre esse hábito

Ter uma casa impecavelmente organizada pode parecer apenas uma preferência, mas para a psicologia, esse…

1 dia ago

Esta comédia romântica da Netflix tem um charme irresistível que vai derreter seu coração

Prepare-se para uma experiência cinematográfica que mistura romance, nostalgia e os encantos de uma Nova…

1 dia ago

Esportes infantis: equipamentos e acessórios indispensáveis para seu filho brilhar

Saiba o que não pode faltar para que seu filho pratique esportes com conforto

2 dias ago