Ando com uma birra do natal…
Acho que perdi a parte poética e romântica da celebração quando passei a perceber o teor comercial que a data nos submete. E isso já tem um tempo…
As decorações natalinas já não me encantam mais, com aquelas árvores com flocos de neve e aquele papai noel trajado de touca e casaco em pleno verão brasileiro pendurado nas varandas e sacadas nos convencendo de que ele é o astro do evento.
A sensatez da minha filha geraram perguntas que me fizeram refletir mais ainda e buscar a melhor resposta, ou a melhor mentira. Confesso: Passei a querer que ela desacreditasse nessa lenda!
“mamãe, natal é aniversário do papai noel”?
“mamãe, as crianças pobres também ganham presentes?
“mamãe, o papai noel do shopping é o mesmo que entrega presentes? E por que ele é diferente daquele papai noel da escola?”
“mamãe, já que papai noel é mágico vou pedir a ele aquela boneca de mil reais”
“mamãe, eu ganhei isso do papai noel, e você não vai me dar nada?”
“mamãe, por que as crianças pobres não pedem uma casa pro papai noel?”
“mamãe, papai noel não está no polo norte? então o que ele está fazendo aqui?”
Que sentido faz tudo isso?
A data é a lembrança do nascimento de Jesus, oportunidade para celebrar o amor. Promover encontros, por isso nos reunimos em família e com as pessoas que amamos. É também o momento para perdoar – é a única data do ano que promove e nos lembra a necessidade do perdão. É a oportunidade de transcender o amor.
Natal é compartilhar a comida, a casa, o coração. É abraços, risos, carinho. Sim, pode haver troca de presentes, não problema nisso. Mas que a data não seja somente uma compra desenfreada e um jogo de chantagem e recompensas com a criança que ganhou presentes do papai noel porque foi uma “boa menina”. No fim, ela vai ganhar do mesmo jeito.
A data é mais simples do que se vende. Está nos encontros, na celebração da vida, nos valores da união.Isso é presente. Esse é o verdadeiro espírito do natal. É a chama que acende este calor humano, e que deseja que se arda durante todo o ano.Uma data para celebrar com amor.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…