Foto: Tais Sirole
Sabe porque isso acontece? Por que elas precisam. Tudo começa na infância, com os primeiros brinquedos, os primeiros conselhos dos pais e o machismo embutido nisso tudo.
Meninas brincam de boneca, meninos brincam de carrinho. Meninas devem se preocupar com a roupa e ter modos na hora de sentar, ao passo que meninos podem usar qualquer coisa e sentar com as pernas abertas – para meninas isso é feio!
Nada disso é mentira. Talvez você tenha crescido em uma família moderna, que possibilita que tanto meninos quanto meninas façam suas próprias escolhas. Se for o caso, você é uma grande exceção. Então não venha dizer que estou errado, tomando como ponto de partida o seu caso de sucesso.
Ótimo se você é homem e sabe cozinhar e divide a louça suja com a irmã. Não faz mais do que a sua obrigação.
Mulheres recebem responsabilidades muito cedo e são alienadas a serem boas donas de casa. São preparadas para serem mães! Essa maturidade é facilmente percebida quando estamos diante de homens e mulheres de mesma idade. E, para que fique claro, estou falando da regra, existem exceções.
Idade não define maturidade, mas mulheres geralmente se desenvolvem primeiro – inclusive biologicamente. Boa parte do movimento feminista argumenta no sentido de que essa ideia só serve para legitimar a sexualização da infância, além de incutir nas mulheres o pensamento de que é normal o homem demorar mais para criar responsabilidades. Há muita verdade nisso.
Para além de aceitar que as mulheres amadurecem mais cedo, em razão de uma série de imposições sociais, é necessário refletir sobre as razões, as raízes desse fenômeno. Fazer com que a exceção se torne regra. Que meninos e meninas se desenvolvam de forma livre – e que possam, inclusive, escolher se querem ser meninos ou meninas.
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…