Às vezes simplesmente precisamos ir. Não há palavras certas quando decidimos partir. Não há frases que preencham o vazio ou amenize a dor de quem fica. Só que apesar de todo o julgamento, escolher partir nem sempre é covardia.
Pelo contrário, às vezes, ir embora também se trata sobre ter coragem. Porque ir significa desistir de muitas coisas essenciais. É abrir mão de uma história importante, de inúmeras lembranças e da companhia de sempre para todos os momentos. É sair da zona de conforto.
Ir embora também se trata de correr o risco de ver a pessoa que amamos sendo feliz com outra. Amamos sim, ainda existe amor quando partimos, mas entende-se que apenas amar não basta. O amor precisa muito mais do que amor para que dê certo. Então, desistir não é apenas sobre terminar uma relação, mas de deixar livre a outra pessoa para que ela procure a sua própria felicidade.
Eu sei, é hipocrisia dizer que isto se faz apenas pela outra pessoa, que não há um alivio em livrar-se de um sentimento pesado que se carregue, mas há também outro lado que não é contado sobre os que vão.
É difícil quando vem a vontade de abraçar a pessoa que desistimos e perceber que não podemos mais contar com ela. É complicado respeitar a distância, quando tudo o que se quer é manter a amizade e, saber se do outro lado está tudo bem. Inclusive, com o menor egoísmo do mundo, dói saber que, do lado de lá, há um sofrimento silencioso também, e que além de sermos os culpados, não podemos fazer nada a não ser fingir que esta dor não existe.
Porque desistir se trata também sobre ser solidário com quem se ama. Neste caso, se trata de entender que do lado mais racional deve vir a força para manter a distância, que é deste lado que precisa vir o equilíbrio para não ter recaídas. É driblar a saudade, e colocar na cabeça de todos ao redor que não tem tempo ruim na solidão que foi escolhida, é seguir sem arrependimentos. Há uma responsabilidade maior para quem decide partir.
Escolhe-se ir embora porque se entende que a outra pessoa merece mais do que está recebendo, mais admiração, mais carinho e mais consideração. Machuca saber que não é possível oferecer tudo o que a outra pessoa merece. O coração fica inquieto por perceber que não consegue suprir as necessidades do outro e, ao mesmo tempo, por sentir-se incompleto também.
Não há glórias quando decidimos partir, nem carnaval sem fim. É triste. O que acompanha a nossa escolha é a dor da culpa e a sensação que poderíamos ter feito diferente. O único sentimento bom que fica é a esperança de acreditar que no futuro, realmente, o sol voltará a brilhar para os dois. Que as escolhas dolorosas de hoje, são os caminhos certos de amanhã.
Ir embora não é fraqueza, nem covardia. Na verdade, deixar alguém que se ama para que encontre a sua verdadeira felicidade, é o ato mais corajoso que eu já vi na vida.
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
View Comments
Sem palavras...
O mais dificil e imensuravel de aceitar, é quando temos que ir embora por nao conseguir ver a mudanca na pessoa que amamos, com certeza, essa partida é a que deixa mais marcas :(
Perfeito o texto!
O texto é maravilhoso rapaz, mas se voce já foi escolhido pela pessoa, se ela já te aceita com os teus defeitos, não custa nada se esforçar um pouco para atender as expectativas. É tremendamente egoismo sim, simplesmente abrir mão apenas por não querer se esforçar um pouco mais. A pessoa que fica o ama e estará disposta a passar por essa fase de adaptação, pois se há uma coisa possível ao ser humano é a evolução. Não desista do seu amor, por mais que acredite que a pessoa merece coisa melhor, entre todas as opções do mundo você foi o escolhido, uma pequena mudança poderá fazer a escolha e espera dela ter valido a pena. Você já foi? Tenta voltar, por um amor qualquer retorno pode valer a pena.
Volto a repetir, o texto é maravilhoso e você pode achar que não está a altura desse amor, que não a merece. Todavia, lembre-se que em um mar de infinitas opções você foi o escolhido, depois que você se for, é por você que ela vai chorar, não é por um mais bonito, não é por um mais carinhoso, nem por um mais rico, nem por algum que possa dar mais atenção. É você e somente você que será os motivos das lagrimas dela e ainda por muito tempo, talvez você não saiba agora o motivo pelo qual ela o escolheu, mas ela certamente encontrou algo especial em você que não viu em nenhum outro, por favor não ache que é nobre desistir de um amor, pense em quantas pessoas nesse momento sustentam um relacionamento onde não há amor. O universo de presenteou com a dádiva de amar alguém alguém que você sabe que é a pessoa certa, não desista desse amor apenas por não se sentir o suficiente para ele, lute, por favor não desista, eu sei que desistir não é fácil, mas certamente não é preciso, tudo há de se ajeitar com o tempo e um dia você poderá proporcionar a ela tudo que deseja. Não importa quais os seus conflitos existenciais interiores, confie seu destino a esse amor, de mãos dadas qualquer percurso ficará mais fácil.