Pedro Ynterian, um cubano residente no Brasil e antigo líder estudantil em Cuba na década de 60, revelou ao programa Fantástico que em 1962 arquitetou um plano para matar Fidel Castro. Ao final da entrevista, questionado pela reportagem, ele disse: “certas histórias têm que ficar no passado”.
A afirmação me fez refletir. Pois apesar de travar uma batalha diária para focar no hoje e absorver com poesia o instante presente, tenho uma tendência à nostalgia.
Porém, algumas histórias não podem sobreviver. Têm que se despedir de nós do mesmo modo que o tempo.
Seja porque nos feriram, seja porque ferimos alguém, seja porque doeram, seja porque ainda doem… o fato é que nem toda história merece ser carregada ou guardada.
Há que se ter cuidado com as bagagens. Andar com mais suavidade levando apenas partes de nós mesmos que nos fazem bem. Despir-se de mágoas, ressentimentos, culpas e rancores. Carregar somente a parte da nossa história que pode ser curada. Perdoar e pedir perdão, zerar as dívidas com as sombriedades que carregamos e não se apegar a sentimentos que perderam o prazo de validade.
Algumas histórias têm que ficar no passado para que a gente encontre sentido e poesia no presente. Para que a memória não se sinta aprisionada num lugar de dúvidas e dor. Para que, ao dormir, os sonhos não sejam povoados por uma identidade que não nos define mais.
Nem tudo a gente deve carregar. Nem tudo merece espaço na nossa lembrança e afetividade. Alguns fatos, acontecimentos e até mesmo algumas pessoas devem ser esquecidos para que a vida encontre seu curso, trazendo as boas surpresas que só quem tem espaço na mala vai conseguir carregar…
Para adquirir o livro “A Soma de Todos os Afetos”, de Fabíola Simões, clique aqui: “Livro A Soma de todos os Afetos”
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Sabias palavras, de uma forma bela retrata exatamente o apego do ser humano a historias que muitas vezes já ultrapassaram o limite que muitas vezes está la para nos proteger de magoas mais tarde.
Obrigada Ana Júlia, pela leitura, pelo carinho, por comentar! Grande beijo!!!
Excelente texto, não deixarei mais ninguém sujar meu tapete.