Categories: Guilherme Moreira Jr.

Não guardo mágoas dos amores que partiram

Quero que saiba que, ao contrário dos aflitos amantes, não guardo mágoas por ter ido embora. Talvez você ache isso louco, mas entenda, o amor que surge para ficar, dificilmente encontra âncoras para impedi-lo de partir. Porque acima das diferenças comuns, o que faz dos amores preciosos, é justamente a liberdade serena na qual ele transcorre. O egoísmo de querê-la só pra mim em nada sobrepõe a vontade, a felicidade e os votos de vê-la sorrindo, onde for e com quem for.

Eu sei, é incômodo perceber tamanho desprendimento de você. Acredite, isso não é amar de menos. A partir do momento em que julgamos os relacionamentos como laços inquebráveis, destinados à eternidade, pouco conhecemos de nós. Pouco reconhecemos da outra parte. Sim, no início a reciprocidade deu um salto acolhedor. Não perdíamos abraços, não desperdiçávamos beijos e, muito menos, interrompíamos o enamorar construído por debaixo dos lençóis. E as conversas, planos, sonhos e outras tantas linhas benignas a dois, compartilhadas de benquerer. Éramos um divido em polos.

É importante também deixar claro que aprendi com você. Nos infinitos concebidos, tornei-me alguém melhor. Nos espaços deixados, chorei para cantar de novo. Acredito nessas trocas sublimes de conhecimentos e quereres. Independente do quanto durou, ou, do quanto deveria durar, você mudou tudo. Certamente existe saudade. Lamento? De modo algum. Seria mais uma mistura agridoce entre a ausência que provoca e o viver de um hoje solitário.

Por favor, compreenda, não guardo mágoas. Dos amores que partiram, dos amores que não puderam ou quiseram ficar – de você. Não carrego amores ressentidos a pisotearem diariamente na minha paz de espírito. A graça, se existir alguma, repousa na imprevisibilidade do descobrimento dos amores. Saber amar é deixar ir antes mesmo de querer ficar.

Gui Moreira Jr

"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

Share
Published by
Gui Moreira Jr

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago