Há pessoas que pensam pouco e outras que pensam muito. Nenhum extremo é positivo, por isso pensar demais pode ter consequências prejudiciais para nossas vidas. Você é uma daquelas pessoas que sempre dá voltas e voltas pensando em tudo o que lhe acontece? Alguma vez não conseguiu dormir porque não conseguia parar de pensar?
Pensar demais pode se tornar seu pior inimigo, por isso é importante que, desde hoje, conheçamos este terrível hábito em profundidade.
As pessoas que pensam demais passam muito mais tempo trancadas em sua mente do que vivendo a realidade. Por inércia, passamos muito mais tempo pensando, porque é algo que não podemos evitar.
Porém, há muitas pessoas que se refugiam em seus pensamentos e vivem verdadeiras aventuras em sua mente. O que acontece na vida real? Por que não colocam o que está em sua mente em prática?
Na realidade, elas levam vidas chatas e faltam experiências, porque não se atrevem a promover seus pensamentos em direção à realidade. Talvez tenham medo. Mas, de quê?
O ato de pensar muito também faz com que evitemos continuamente pensar no aqui e no agora. Sem dúvidas as lembranças do passado surgem e você sonha com um futuro maravilhoso, mas você sabia que isso não faz sentido?
Além de tudo isso, pensar tanto não lhe permitirá viver em abundância. A vida será apenas isso, um ato passivo. O importante é saber levar o que ronda sua mente até a vida real, convertendo isso em verdadeiras experiências.
As pessoas que pensam demais têm outro dos grandes problemas que nos assolam hoje em dia: as preocupações.
Quando você pensa tanto é porque algo o preocupa, seja seu passado, seu futuro, alguma situação ou as pessoas que estão ao seu redor. Tudo isso o mergulha em um turbilhão do qual é difícil escapar.
Às vezes não nos damos conta, mas nos preocupamos com coisas às quais não deveríamos prestar tanta atenção. Talvez sua insegurança seja o que causa tudo isso.
De nada serve reviver o passado, pois não podemos modificá-lo. Por isso, preocupar-se com o que fizemos é inútil. O inteligente é olhar para o presente e seguir adiante.
Se você sempre está analisando toda a sua vida, todas as suas interações ou todos os passos que dá, é o momento de parar de fazer isso.
Temos alguns truques que podem servir para essas ocasiões nas quais parece impossível frear seus pensamentos:
Alguma vez você se pegou pensando demais? Às vezes damos muito mais importância às coisas do que elas realmente merecem.
Muitos dos pensamentos que rondam a sua mente, especialmente em relação a outras pessoas, podem ser apenas fruto da sua imaginação. Cuide-se para não pensar demais no que não merece sua preocupação.
Às vezes, muitas coisas estão apenas na sua mente.
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
View Comments
Maravilhoso esse texto! Retratata exatamente o q faço, pensar demais. Vou com toda certeza por em prática os truques.
Ótimo texto e ótimas dicas, realmente pensar demais no que ainda está por vir é só sofrer por antecipação.
fALô!
o pENSAMENTo É o "cABo USB" cOm Deus, o sEGREDo.
sE tODOs sE pREOCUPASSEm eM sEr pENSADOr, tENHo cERTEZa qUe a vIDa nÃo eSTARIa nESSe CAOS eLEVADo qUe É hOJe.
o mUNDo jAz dO mALIGNo, nÃo É? ...e sERá qUe sE o dIABo sÓ aGISSe e nÃo pENSASSe eLe cONSEGUIRIa sEr lÍDEr? ...sE "tOQUEm", nÉ? qUANTo + cABEÇAs oCAs mELHOr pARa o CAOS iMPERAr nO mUNDo!
Eu escrevia assim quando tinha 12 anos.
A intenção por trás do texto é boa, mas peca em alguns aspectos. Primeiro que pensar é uma condição inerente ao ser humano, uma vez que somos racionais, então é normal que a gente pense. Porém, somos também emoção. Então a questão é, no que estamos pensando demais? Porque estou pensando nisso? A partir desse momento, o pensar deixa de ser uma preocupação e torna-se um raciocinar.
O texto acerta ao dizer: "[..]Nenhum extremo é positivo[...]", isso é verdade. Porém, peca ao dizer: "De nada serve reviver o passado, pois não podemos modificá-lo.", não podemos modificar o passado, mas podemos analisar o que houve, verificar quais foram os erros e os acertos, e aplicar o que se aprendeu disso no dia a dia.
As dicas são boas, exceto pela última. Se algo nos preocupa e simplesmente dizemos "chega!", podemos até esquecer o problema, mas não vamos resolvê-lo.
Por último, o texto diz: "Muitos dos pensamentos que rondam a sua mente, especialmente em relação a outras pessoas, podem ser apenas fruto da sua imaginação." - um raciocínio correto. Daí a importância de nos fortalecermos, pois uma vez que temos consciência de que a preocupação pode ser fruto da imaginação, automaticamente a preocupação cessa. Então, como podemos nos fortalecer? Como podemos identificar se alguma preocupação é apenas fruto da nossa imaginação? Em minha humilde opinião, através do conhecimento obtido pela razão.
"O conhecimento Liberta, A ignorância escraviza"
http://contepor.blogspot.com.br/2011/07/o-conhecimento-liberta-ignorancia.html
Obrigado pelo texto.
Acredito que você não tenha entendido o que a autora quis dizer. Primeiramente existe uma notável diferença entre REVIVER e ANALISAR. Uma coisa é você ficar revivendo o passado que não será mudado e outra seria analisar o que você fez de errado a fim de tirar algum aprendizado disso.
As pessoas tendem a se prender na superficialidade dos pensamentos sem perceber que estes são apenas reflexos de desequilíbrios muito mais profundos que carregam internamente. Por isso ficam >revivendo< o passado como uma tentativa errônea de buscar algum tipo de conforto. Como a autora já disse e eu reitero: reviver o passado é algo inútil que apenas trás uma falsa sensação de conforto. Uma verdadeira armadilha do Ego.
isso foi algo que com certeza vai mudar minha vida a partir desse momento !
concordo com isso as vezes nos damos arbitor livre e vivemos prezionado em pensamento que nao cabe a nos ficar pensando
ótimo texto, concordo bastante,mas o que mais controla ... os pensamentos é a fé em jesus e a oração.
Exatamente o que eu passo isso atrasa tanto a minha vida
eu sou exatamente assim, vida chatinha, poucos AMIGOS, menas sociabilidade mais neurose, viver assim é mt ruin.
Muito bom saber que isso tem solução.. tenho 16 anos e a maior parte do tempo estou sempre, SEMPRE pensando.. e isso me atrapalha muito principalmente pq vivo na mente e na vida não consigo externalizar, passando mtas vezes como burro/desconcentrado e estar "dormindo" na vida