Categories: Sem categoria

Estudo que levou 13 anos mostra se seu relacionamento pode durar ou não

Por 

Após estudar mais de 160 casamentos por 13 anos, um professor e psicólogo afirma que consegue prever se um casamento será duradouro ou não.

Ted Huston, professor de psicologia e ecologia humana da Universidade do Texas, após seu projeto de pesquisa de 13 anos, analisando 168 casais desde o início dos seus casamentos, chegou a algumas conclusões muito importantes.

O resultado desse estudo podemos ver na matéria escrita por Aviva Pats, na Revista Seleções de Janeiro de 2001, no artigo “O Seu Casamento Vai Durar?” Neste artigo, lemos que o pesquisador Huston afirmou que “Os primeiros dois anos são fundamentais (num relacionamento). As mudanças que ocorrem nesse período revelam muito sobre o destino do casamento.”

Quais mudanças num relacionamento permitem prever seu destino?

O pesquisador citado na reportagem diz que o que mais o surpreendeu foi descobrir que perda do amor e do carinho são os maiores prenúncios de possíveis naufrágios dos casamentos, e não o aumento dos conflitos nos relacionamentos.

Ted Huston também observou que muitas abordagens terapêuticas para ajudar casais que enfrentam problemas estão equivocadas: elas se concentram mais em tentar “resolver os conflitos”, quando deveriam se “concentrar em preservar os sentimentos positivos”.

Podemos concluir então, de acordo com o estudo citado, que não são os desafios que um casal enfrenta, tais como dificuldades financeiras, por exemplo, que costumam colocar um fim a tantos relacionamentos, mesmo porque todos nós conhecemos inúmeros casais que enfrentaram terríveis desafios e continuaram juntos e felizes. Tais casais que não se separaram mesmo passando por dificuldades, em muitos casos, provavelmente conseguiram manter acesa a chama do amor e do carinho.

A “cola” do amor

        Se fôssemos simplificar bastante as coisas, poderíamos dizer então que o amor entre um casal seria uma cola que os mantém unidos? Quanto mais forte tal “cola”, portanto, mais firme e duradouro será o relacionamento. “Cola” fraca, ao contrário, pode não conseguir manter unido o casal, quando surgirem os vendavais da vida.

Como aumentar ou fortalecer o amor?

É possível fortalecer o amor, desde que os cônjuges estejam realmente interessados no sucesso do relacionamento e se esforcem para fazer o parceiro (ou parceira) feliz. Fazer o parceiro feliz, aliás, é uma das melhores maneiras de aumentar o amor num relacionamento. Pode ser que existam pessoas tão insensíveis que mesmo recebendo torrentes de amor e de carinho, não se tornem também mais amorosas. A probabilidade de quem demonstra amor ser mais amado, porém, é muito maior.

Vale repetir aqui o que já escrevi outras vezes: vi e ouvi um padre dizer muitas vezes que, “se você quer casar para ser feliz, não case; mas se você quer se casar para fazer a outra pessoa feliz, então case!”. Eu ouvi isso em tantas ocasiões em que trabalhava como músico nas cerimônias de casamento, que tais palavras ficaram gravadas indelevelmente em minha alma. Esse conselho tem sido útil em minha vida muitas vezes, pois quando lembro dele, eu procuro fazer alguma coisa (mesmo que seja uma coisa bem simples) para alegrar a minha esposa. E funciona mesmo!

Um tesouro perdido

Quando demonstramos amor para uma mulher, recebemos em troca uma tonelada de carinho. Muitos homens, por não saberem disso, desperdiçam um tesouro, que para eles está perdido, que é o tesouro de se ter uma mulher bem-amada.

Título original: Estudo que levou 13 anos mostra se seu casamento pode durar ou não

Fonte: Família

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

View Comments

Recent Posts

Esse filme de romance da Netflix é a dose leve e reconfortante que seu fim de ano precisa

Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…

2 dias ago

Na Netflix: Romance mais comentado de 2024 conquista corações com delicadeza e originalidade

Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…

4 dias ago

Pessoas que foram mimadas na infância: as 7 características mais comuns na vida adulta

Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…

6 dias ago

“Gênios”: Saiba quais são as 4 manias que revelam as pessoas com altas habilidades

Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…

6 dias ago

As 3 idades em que o envelhecimento do cérebro se acelera, segundo a ciência

O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…

1 semana ago

Desapegue: 10 coisas para retirar da sua casa antes de 31 de dezembro

Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…

1 semana ago