Ser a filha mais nova é ter mais de um pai e de uma mãe. As irmãs mais velhas também se transformam em mães e vivem dizendo aos mais novos o que fazer. Isso gera brigas, discussões e muita rebeldia. Mas e se olhássemos para este tipo de situação de um outro ponto de vista?
Se você é a mais nova, existem muitas coisas que a sua irmã mais velha enfrentou e que não quis dividir com você. O Incrível.club revela alguns detalhes dessa ’posição social’ de algumas pessoas dentro das famílias que talvez possam te ajudar a entender algumas razões que as levaram a se comportar de um jeito específico.
A primeira filha e a única na família durante muitos anos. Os pais estavam apenas começando a ’carreira’ de pais e tudo era novo. Não sabiam exatamente o que e como fazer. Sempre pensando nos riscos de errar. Tudo isso faz surgir uma série de normas e mais controle. Quando você, a filha (ou o filho) mais nova aparece, os pais já sabem como lidar com as diferentes situações e se tornam muito mais flexíveis.
A irmã mais velha deve ser mais inteligente e sensata, ainda que queira fazer birra. Deve ser capaz de chegar a um acordo e sempre escuta que é ela a que deve ter mais responsabilidade.
A responsabilidade por um outro e pequeno ser que acaba de chegar e em cuja presença é proibido fazer barulho. A responsabilidade de levar a pequena diabinha ao jardim de infância. Depois, a responsabilidade de ajudar uma criança que teima em se atrasar na hora de se arrumar para ir à escola. Em seguida, a responsabilidade por uma adolescente que cabula aula. É muita responsabilidade para uma pessoa só.
Sua irmã mais velha se viu obrigada a agir de uma maneira diferente na frente dos amigos. Ainda jovem, teve de aprender a encontrar um equilíbrio nas decisões e nos atos, como se fosse adulta, porque sabia que tinha de ser um exemplo (ou era isso que os pais sempre lhe diziam). Pode-se dizer que não apenas ela era uma influência na sua educação, como você na dela. A sua presença a obrigava a repensar a sua personalidade constantemente.
Era a sua irmã que te ajudava a resolver os problemas com os pais, na escola, nas brigas com os amigos, e em outros casos, muitas vezes passando para você a experiência dela. Talvez isso parecesse chato e irritante, e te deixava de mau humor, mas ela sempre tentava não dar importância a isso para continuar te ajudando e te protegendo.
Sua irmã te dava conselhos e dividia com você a sua experiência. Não obstante, ela entendia que você tinha de passar por algumas situações complicadas e aprender com elas. Nessas horas, ela apenas observava, não se metia, deixava que a vida te mostrasse o caminho. Mas ela sempre esteve ao seu lado para te consolar nos momentos difíceis.
Muitas vezes, ela tinha de agir como intermediária, até mesmo quando você não tinha razão. Ela sempre se colocava do seu lado, te defendia e explicava aos seus pais os motivos do seu comportamento, porque se via refletida nele.
Quando você se transformou em uma adolescente, a sua irmã mais velha te deu conselhos sobre como tratar os meninos, como passar maquiagem e como se vestir. Respondeu às perguntas que você não queria fazer aos seus pais. Por um lado, ficou feliz ao ver os seus olhos apaixonados, mas, por outro, se preocupou porque alguém podia machucar o seu coração.
Às vezes, parecia que a sua irmã mais velha não dava a menor bola para os seus problemas, que tirava sarro de você porque isso lhe dava prazer. Acontece que ela usava esta conduta para te motivar. Isso sempre te deu mais força e te fez seguir em frente.
9. Muitas vezes ela se sentia completamente perdida
Sua irmã mais velha teve de assumir diferentes papéis: professora, amiga, guarda-costas. Ela jamais estudou para assumir tantas funções, mas sempre encarou o desafio, pelo amor que sempre teve por você.
Sua irmã mais velha fica super feliz por saber que ela é a primeira pessoa a quem você vai pedir ajuda em uma situação de emergência. Ela sempre está disposta a resolver os seus problemas, como se eles fossem dela.
Ela é a maior influência na formação da sua personalidade. O amor entre vocês ultrapassa qualquer limite da natureza. Muito mais que parentes, vocês são amigas. Para sempre. Ame ela de volta, você não vai se arrepender.
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Lindo e tão verdadeiro! Tudo acontece no sigilo, sem que os mais novos tenham noção disso tudo!