O CCine10 decidiu listar a seguir 10 filmes com temáticas feministas que você precisa assistir. Confira os títulos:
Muitos estudiosos consideram esta produção francesa um dos primeiros filmes feministas da história do cinema, especialmente ao explorar o desejo feminino na figura de uma mulher presa a um casamento abusivo.
Obra surrealista que acompanha duas garotas que decidem se “rebelar” contra o mundo em que estão vivendo (dominado por forças femininas): sendo depravadas, embarcando em uma série de encontros forjados.
Estrelado pela excepcional Whoopi Goldberg, A Cor Púrpura acompanha a vida de Celie, uma adolescente violentada pelo pai que é separada mais tarde de seus filhos, compartilhando todo seu sofrimento em carta.
Uma das obras máximas de Ridley Scott, Thelma & Louise acompanha duas amigas cansadas da rotina monótona que levam e decidem deixar tudo para trás em uma viagem. No meio do caminho, elas se envolvem em um crime e são perseguidas pela polícia americana.
A trama acompanha uma dona de casa reprimida e menosprezada pelo marido que conhece uma debilitada idosa, inveterada contadora de histórias, que lhe relata fatos de um de seus familiares.
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, A Excêntrica Família de Antonia se passa quatro décadas após o fim da Segunda Guerra Mundial e conta a história da personagem título, que retorna à vila onde nasceu e estabelece uma comunidade com sua filha.
Esta animação Disney conta a trama de uma jovem que decide substituir o velho pai, convocado pelo exército imperial chinês em guerra contra os mongóis.
Trata-se da cinebiografia de Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística mexicana. O filme acompanha a vida da artista plástica, de seu casamento com Diego Rivera aos casos com o político Leon Trostky e outras mulheres.
O filme acompanha, em três períodos distintos, a história de três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”: Virginia Woolf, a autora do livro, nos anos 20; Laura Brown, uma dona de casa grávida no final da década de 40, que não consegue parar de ler o livro; e Clarissa Vaughn, uma editora de livros em Nova York que está dando uma festa para seu antigo amante.
O filme narra a improvável amizade entre três mulheres do Mississipi durante a década de 60, que se reúnem devido a um projeto literário secreto que abala as regras daquela sociedade, colocando a vida dessas mulheres em risco.
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…
View Comments
Esse artigo ficou muito completo, mas mesmo assim ainda fiquei com uma duvida: poderia dar mais exemplos, por favor?