Por Rachel De Castro
Estas atitudes são inaceitáveis em qualquer tipo de relacionamento, seja entre pais e filhos, amigos, colegas de trabalho, namorados ou cônjuges. O respeito deve ser a base de qualquer relacionamento.
Lidar com outras pessoas é complicado, ainda mais quando o relacionamento é bem próximo como o de cônjuges e pais e filhos. A proximidade e intimidade pode abrir portas para certos comportamentos que não são aceitáveis e que só destruirão a amizade e amor em um relacionamento.
Os especialistas em comportamento Mac e Angel Chernoff trabalharam com muitos indivíduos, principalmente casais que tentavam consertar os seus casamentos e chegaram a esta lista de quatro atitudes tóxicas que destroem qualquer relacionamento.
Então, se você dá valor ao seu relacionamento, seja ele qual for, tome cuidado para não cometer nenhum destes erros abaixo:
É natural você não concordar ou não gostar de algo que outra pessoa faz ou fez. Quando você for expressar as suas insatisfações não ataque a personalidade da pessoa. A repreenda apenas por alguma ação ou atitude que ela fez e você não gostou e não pela pessoa que ela é. Por exemplo, o seu cônjuge esquece que tinha que lhe buscar no trabalho. Você diz: “você não se importa comigo, você é um péssimo marido”. Esse é um exemplo de quem ataca a pessoa e não o erro em si. O certo seria focar no erro que ele cometeu.
Em um relacionamento nem sempre somente um é o culpado. Numa discussão o foco não deve ser em quem é o culpado e sim como que o problema pode ser resolvido. Não culpe o outro por tudo. Tente sempre reconhecer a culpa que você tem, nem que seja pouca. Reconheça que todos cometem erros, assuma sua culpa e use de empatia para entender as ações da outra pessoa que lhe magoou.
O famoso “dar gelo”. A falta de comunicação nunca vai ser positivo num relacionamento. Muitos escolhem parar de falar com a pessoa como forma de dar o troco. Mas, muitas vezes a pessoa não sabe nem porque está sendo ignorada. Dar gelo não faz com que o problema seja resolvido, só faz com que vocês se afastem.
Há várias formas que alguém pode ser grosseiro com outra pessoa, nem sempre é fisicamente, pode ser em xingamentos, virar as costas, revirar os olhos, bullying e outros. Esses tipos de gestos são como um veneno para qualquer relacionamento. A pessoa que recebe esse tipo de tratamento se sentirá odiada. Evite esse tipo de comportamento e tente demonstrar mais amor.
Nesta segunda-feira (4), o Brasil se despede de Agnaldo Rayol, que faleceu aos 86 anos…
O cantor Agnaldo Rayol, uma das vozes mais marcantes da música brasileira, faleceu na madrugada…
A perda de Filó, uma cadela da raça bulldog francês de cerca de dois anos,…
No competitivo mercado de trabalho, a preparação para entrevistas de emprego costuma envolver currículos impecáveis…
Você já parou para pensar no motivo de dormir abraçado ao travesseiro? Esse hábito comum…
O cinema consegue traduzir sentimentos e vivências que, muitas vezes, vão além das palavras. No…