Algumas pessoas têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar nas habitações, sejam elas suas, de amigos, ou de outras pessoas. Mas já alguma vez pensaste sobre por que fazem isso? Qual o verdadeiro motivo por trás disso?
Esse hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles deixam as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois demonstra que não queres “sujar” aquele lugar e que tens a humildade de despir os pés para pisar aquele chão, como se faz num local sagrado.
O costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas removerem o calçado, antes continuar a andar pelo lar sujando tudo.
Mas é realmente necessário?
Esse é um gesto higiênico acima de tudo. Já paraste para pensar em quantos germes e bactérias trazes diariamente na sola do sapato para dentro de casa? Lixo, dejetos de cão, e lembra-te que muita gente “cospe” no chão…
Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o facto de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contacto com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos nojentos em casa.
A bactéria mais comum que vem da rua para casa é Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia!
Por isso, sempre que entrares em casa, tire os sapatos. É mesmo uma questão de saúde.
Dica 1: Para reduzir ainda mais os riscos, higienize a sola dos calçados regularmente com água e sabão.
Dica 2: Para reduzir em até 85% a quantidade de sujidade, coisas nojentas e bactérias no chão do lar, monte um cantinho na entrada da casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan (aquele espaço com degrau que serve para dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete para ti e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar.
Dica 3: Deixe sempre um produto de higiene para os pés a disposição próximo a área onde os sapatos ficam. Caso algum amigo tenha problema com chulé, isso pode salvar o dia.
Dica 4: Deixa chinelos à disposição para quem não se sente à vontade quando descalço. Se possível do modelo fechado, para o caso de alguma amiga não tenha pintado as unhas.
Fonte indicada: Saúde em Beleza
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…