Por Josie Conti
Característica básica de quem se acha muito esperto é subestimar a inteligência do outro ou mesmo subvalorizar sua bondade.
Eis que chega o manipulador- que não se entende como tal- e com seus tentáculos de pseudo simpatia e afeto envolve a possível vítima que pretende sujeitar a seus desejos.
Invejoso e ressentido com o sucesso ou alguma outra característica alheia, ele se faz de amigo. Impõe sua presença mesmo sem ser convidado e esforça-se para ludibriar as percepções de quem perto dele está e já percebe- a gente sente- que o carinho e interesse demonstrados não são positivos.
O manipulador, entretanto, não se satisfaz com a proximidade do “objeto de desejo. Ele não consegue ver na companhia adquirida uma forma de crescimento por aprendizagem e, a cada dia, mais incomodado fica. Ele quer mais, ele quer tudo. Olhar diariamente para um espelho do que não tem alimenta sua cobiça destrutiva e por isso ele sabota, ele fala mal, ele cria redes de intriga com outras pessoas próximas.
O “mal”, entretanto, dificilmente é assumido. O manipulador é bonzinho. É o pior de todos os bonzinhos: é o falso bonzinho.
Ele não é aquele que dirá que está com ciúmes, que tem inveja ou raiva; ele dirá que está preocupado com você para despertar em uma terceira vítima o interesse pelo assunto.
Ele não reconhecerá seus próprios erros e vacilos publicamente; ele procurará características que considera falhas no objeto de desejo. É triste, mas o manipulador é aquele que exalta a cristaleira para depois quebrar o prato.
O manipulador parece perspicaz e faz grandes estragos, mas no fundo é um ingênuo. Ele não percebe que o outro trilhou seus próprios caminhos e compara seu começo com meio ou o fim do outro. Gasta suas habilidades sociais na destruição, direciona toda uma energia que poderia construir para isso e, sim, isso é um caso patológico.
Todos nós caímos em suas garras e, muitas vezes, fazemos seus gostos apenas para nos livrarmos de seu assédio. Mas a lei do retorno deve ter sido criada inspirada nesse “tipo” de comportamento:
Os manipuladores não cansam só você, não invejam só você, não falam mal só de você.
O manipuladores cavam a sua própria cova. Deixemos que trabalhem em paz.
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…
View Comments
A descrição é excelente, parece ser apenas caráter ruim, mas acredito que é patológico sim. O pior disso é que muitas pessoas enxergam o transtorno e ficam querendo ajudar, cuidar pra que a pessoa sofra uma regeneração e não mais encontre motivos para tanta manipulação. Olha, pra quem já passou por isso como eu, deixo um conselho. Desista. Nâo é você que vai conseguir esse milagre estando envolvido de alguma forma e sendo objeto de manipulação. Ele subestima sua inteligência, quer controlar tudo e precisa muito saber o que está passando por sua cabeça. Sempre. Somente procurando um profissional e aceitando que deve fazer algo por ele ou ela. A grande virada é quando ele arrisca tudo achando que você nem raciocina mais e vai aceitar qualquer coisa. Ai sua auto estima entra em ação e aproveita a cova que ele fez pra cair fora. Façam isso. Conselho valiosíssimo. Deixe-o ir. A vida sem isso é infinitamente melhor. Amor a gente pode curar com o próximo, solidão com amigos e nada melhor que um bom psicológo e Deus no coração.
Tania concordo plenamente! Tbem vivi 24anis com um indivíduo assim, eu acreditava que iria mudar ! Graças à Deus consegui me libertar com o pensamento que; Ninguém muda ninguém!!! Amei essa matéria! Obrigada
adorei sua descrição, tive a mesma situação, parece que estou me vendo.nas suas palavras. Amei!!!!
Perfeito, ainda bem que consegui abrir meu olhos antes de afundar em um mar de choro angústia e depressão.. estou livre disso graças a Deus
Me sinto frágil diante de um manipulador, me sinto em um caminho sem volta...
Passei por isso mais de uma vez, mas em um caso eu me retirei e aí a pessoa ficou pior do que antes utilizando do seu aspecto bonzinho e destilando veneno pra todo lado.
Oi lindo texto mas na pratica é horrível viver ao lado de uma pessoa manipuladora,há pouco dias vivi isso por duas vez com a mesma pessoa.
Hoje eu tou liberta,no momento imaginei que iria morreu, pq minha auto estima estava lá em baixo e minha vida sem rumo e pra pior vi a depressão chega e hoje liberta de tudo ISO eu vivo bem melhor.sou feliz ao lado do senhor Jesus.conselho se liberte de uma pessoa manipuladora.