Categories: Thamilly Rozendo

Cobranças no relacionamento

Muitos relacionamentos não dão certo pela cobrança excessiva. Queremos encaixar o outro naquilo que sempre idealizamos. Queremos que o outro seja uma cópia exata dos nossos anseios e desejos, e ai tapamos os olhos para ver o outro, para ver o diferente, o que não se encaixa nos nossos padrões.

Você não vai encontrar ninguém perfeito, e se você desistir de seu relacionamento por causa das diferenças, é bem provável que ao se relacionar de novo você encontrará novos problemas. O segredo de um relacionamento feliz é não exigir que o outro mude, é aceitar as diferenças e aprender a lidar com isso.

Qual o problema se você gosta de cappuccino gelado e ele quente? Se você gosta de ver um filme de romance e ele de comédia policial? Qual o problema se ele não é daqueles caras que falam eu te amo todo dia? Ou que mandam flores pra você no seu trabalho?

E se o modo dele te amar é passando a maior parte do tempo dele com você? E se a forma dele demonstrar que te ama é pagar a entrada do cinema daquele filme que você quer tanto assistir, mesmo ele não estando tão afim assim de assistir.

E se o modo dele te amar é pedir pro garçom um suco de laranja antes mesmo de te perguntar porque ele já sabe que é o seu preferido. E daí que ele gosta de jogar vídeo game de domingo? Ou jogar futebol com ao amigos? E daí que ele as vezes é meio esquecido? E se a maneira dele te amar é preparar um jantar a dois em casa mesmo, sair com você num sábado à noite pra tomar um sorvete, perguntar pros amigos se pode levar a namorada no churrasco da faculdade.

E se a maneira dele te amar é pensando em você o dia todo no trabalho e falar de você pra todo mundo. E daí que ele não posta fotos com legendas bonitinhas e não manda aqueles textos enormes no Facebook pra todo mundo ver? E daí que ele não comenta em todas as suas fotos e é desligado com redes sociais? E se a maneira dele te amar é dizendo o quanto você está linda quando acorda com o seu pijama velho e o cabelo desarrumado. E se a maneira dele te amar é deixando um bilhetinho com poucas palavras, dando um beijo na sua testa na frente dos amigos.

Às vezes sufocamos um relacionamento com tantas cobranças, deixamos de valorizar o modo como o outro nos ama, queremos que alguém nos ame exatamente como amamos. Esquecemos que o amor não é uma teoria singular, não tem uma definição única. Amor é algo particular, cada um ama de um jeito e exterioriza o que sente de forma diferente.

Precisamos aprender a linguagem do amor do outro, entender que ele nos ama da sua maneira. E, quando a gente entende isso, o amor se torna mais leve, se torna mais bonito porque descobrimos o novo. E então, às vezes assim sem querer, melhoramos muita coisa em prol do outro não porque ele nos pede incessantemente, mas porque queremos.

O amor é um aprendizado constante, é uma escolha diária. O amor é simplicidade. Relacionamento baseado em cobranças acaba se desgastando e o amor perde sua finalidade. Precisamos saber reconhecer o novo – e temos dificuldade de aceitar isso- valorizar a pessoa com quem nos relacionamos, saber lidar com as diferenças exige maturidade. Não é o amor que sustenta um relacionamento, é o modo de se relacionar que sustenta o amor.

Thamilly Rozendo

Estudante de psicologia, apaixonada por artes, música e poesia. Não dispensa um sorvete e adora um pastel de feira com muito requeijão, mesmo sendo intolerante a lactose. Tem pavor de borboletas, principalmente as no estômago.

View Comments

  • Esse texto é perfeito. Se encaixou com alguns pensamentos ruins que eu estava tendo e me fez enxergar por outro ponto de vista. Muito obrigada!!!

  • Me diga uma coisa Thamilly,

    No começo do relacionamento não existiam cobranças porque ainda estava na fase da conquista então? Quer dizer que depois que conquista, não existe mais desafios e você tem que se conformar que alguém se importa com você através de sinais? Não é meio retardado isso? Se antes a pessoa fazia das tripas coração pra te ver feliz, hoje ela cobra por aquilo que a outra não está fazendo gerando desconfiança no relacionamento. Não existe meio termo, não existe esse negócio de "cada um ama de um jeito e temos que aceitar as diferenças".
    Posso então gostar a vida inteira de uma pessoa porque dou a ilusão que ela acha que ama mas na verdade AMA PORRA NENHUMA!

  • Tenha educação, Fábio! Primeiro aprenda bons modos! Vc está de parabéns, Thamilly! Obrigado pelo o texto.

  • Gostei muito do texto. O amor verdadeiro é assim mesmo, despretensioso, sem cobranças excessivas, pois aceita-se o outro pela sua maneira. Parabéns pelo texto.

  • E o que está sufocando meu namoro.Meu namorado cobra demais minha forma de gostar.sei que sou um pouco fria.um pouco romântica.ñ demonstro muito o que sinto.faz tempo que venho tentando mudar.Mas gosto muito dele e o respeito,Só que ele acha que ñ.vive jogando na minha cara o quanto gosta e faz por mim.sinceranente ñ estou mais aguentando .Concordo que ninguém gosta ou ama igual.e isso tem que ser respeitado e aceito.

  • Eu o amo muito mas realmente cobro muito pois...fico criando espectativa onde nao vai ter porque a forma dele demonstrar esse amor e diferente da minha ..e isso afeta homem cança.claro a mulher e sensivel e exencial eles lembrarem disso nem qye for um pouco.mas enfim cobrança onde a diferenças leva ao fracaço..

  • Amar o outro exigindo-se que ele lhe dê, de acordo com suas expectativas e carências, e que te atenda nos seus caprichos, ou que esteja sempre pronto para te entender, talvez seja a exteriorização do quanto se adquiriu o formato do amor-posse. Seu "amado", passa a ter a responsabilidade de te satisfazer... É como se você, ocasionalmente, fosse à uma compra no shopping dos sentimentos, para satisfazer a própria compulsão, nos momentos de maior descompensação íntima.
    Enfim, é transferir ao outro, covarde e impiedosamente, a tarefa que é pessoal e intransferível, de ser feliz e de lidar com as instabilidades da vida. No amor não cabe a exigência intransigente, pois ele é, em essência, oferta desinteressada, natural, automática, que flui do coração e é endereçada àquele que se escolhe para conviver num clima de troca, onde cada um vai dar o que tem. Nessa balança, usa-se o "olho bom", valoriza-se os mimos de afeto, de dedicação, de parceria, jamais as imperfeições que todos nós, humanos e eternos aprendizes, temos.

Recent Posts

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

3 semanas ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

3 semanas ago

EMDR: a abordagem psicoterápica adotada por famosos e que pode mudar a sua vida

Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…

3 semanas ago

Um dos romances mais amados de todos os tempos acaba de chegar à Netflix

Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…

3 semanas ago

Este hábito de sono pode aumentar risco de derrame; Saiba mais

Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…

4 semanas ago