Às vezes, o contato físico não é sequer necessário. Um elogio ou uma palavra apropriada no momento certo podem ser tão eficazes quanto uma carícia.
O carinho é mais do que um gesto, mais que um toque de pele com pele. A carícia é um tipo de linguagem que nos traz bem-estar físico e emocional. Para colocar de forma mais simples: acariciar alimenta nossa vida emocional e afetiva.
Algumas pessoas não o praticam ou simplesmente não se sentem confortáveis oferecendo carinho. Tanto a incapacidade de fazê-lo quanto o ato de não dar o passo para oferecer este tipo de comunicação emocional causa, embora pareça curioso, sofrimento de ambos os lados.
Todos nós precisamos de um carinho diariamente. É como respirar, é fortalecer o vínculo com nossos entes queridos e com as pessoas que são significativas para nós. Por isso, nós queremos que você reflita sobre este tema hoje, em nosso espaço
Todos os seres vivos precisam do contato físico daqueles que fazem parte do seu grupo e de sua família. Se você tem animais de estimação em casa, também já percebeu o quanto eles são gratos pelo seu toque. Eles nos procuram não apenas como uma recompensa, mas como uma maneira de comunicar-se conosco.
Os seres humanos e muitos grupos de animais da natureza precisam dessa união com a qual desejam conseguir alguns aspectos que lhe trarão segurança e força, bem como de pertencerem a um grupo específico de indivíduos que consideram significativos.
Vejamos em detalhe.
Reconhecimento não é uma busca egoísta. Acredite ou não, ser reconhecido é uma necessidade humana vital. Embora seja importante ter uma boa autoestima e amor próprio, não podemos ignorar o fato de que somos seres sociais.
Por conseguinte, ser reconhecido é algo básico.
-Toda criança, quando chega ao mundo, precisa dessas ligações e desse apego inicial.
-Acariciar, abraçar e beijar promove o amadurecimento do tecido neuronal do bebê: são estímulos emocionalmente carregados que oferecem segurança e bem-estar.
-Qualquer emoção positiva é um convite para crescer em felicidade.
-Na maturidade, o carinho continua a ser uma parte indispensável de todos os dias com os nossos parceiros e filhos.
-Um casal que não se acaricia e que não busca o contato físico além dos momentos de sexualidade gera deficiências muito graves na relação.
Todos nós precisamos ser abraçados e acariciados sem que exista um motivo ou uma finalidade específica para tal.
Há alguns dias em que não é suficiente que nos digam que nos compreendem, que nos apoiam e que estão ao nosso lado. Às vezes nossos relacionamentos caem na rotina e causam separações, ou o que é pior, “nós começamos a dar muitas coisas como certas.”
O carinho, seja entre parceiros ou com nossos filhos, nunca deve ser presumido. Pelo contrário, deve ser demonstrado a cada dia e ainda mais em momentos de dificuldade.
-Em tempos difíceis as palavras não são sempre eficazes, e é nesse momento que surge o valor das carícias. Os pequenos gestos da linguagem não verbal têm mais impacto emocional.
-As palavras “me desculpe” ,”me perdoe” ou “eu estou aqui para o que precisar” também podem ser transmitidas com um carinho sincero, com um abraço ou um olhar compreensivo capaz de oferecer conforto, amor e apoio.
Não existe apenas um único tipo de carícia. A psicologia transacional considera que, mesmo em nossa vida diária, podemos dar e receber diversas carícias negativas.
Vamos ver quantos tipos de carícias existem:
-Há carícias que não precisam de contato físico: um elogio, uma cantada, uma palavra apropriada quando mais se necessita, pode agir com a mesma força de uma carícia.
-Carícias negativas são aquelas oferecidas a partir de comportamentos tóxicos.
Falar com alguém com desprezo ou ironia, ignorar, desprezar ou menosprezar a outra pessoa em público, são considerados “traços negativos” a nível psicológico, que atacam a nossa autoestima.
-Há carícias que, mais do que segurança, oferecem frieza ou falsidade, e algo assim também pode ser muito doloroso. O carinho deve ser genuíno e cheio de sinceridade, algo que deve ser sentido por quem dá e por quem recebe.
-Há também carícias condicionais e incondicionais.
_Com as condicionais queremos dizer que alguém pode mostrar carinho através de gestos porque espera algo em troca.
_As carícias incondicionais são oferecidas livremente, sem esperar nada em troca. É um verdadeiro sinal de reconhecimento e carinho.
Peritos em temas emocionais dizem que as pessoas precisam deste tipo de linguagem para o bem-estar físico e psicológico. No entanto, devemos ter em mente que esses gestos só terão significado se vierem a nós de pessoas que realmente amamos.
Não hesite em praticar este exercício tão benéfico com os seus filhos, seu cônjuge, familiares e amigos. Um carinho com cumplicidade quando menos se espera tem a força de um universo inteiro, alivia o estresse e fortalece o vínculo.
Pratique e aproveite os benefícios desta linguagem!
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…