Por Kadu Silva
Não precisa ser Dia das mães para nos lembrarmos da importância delas. Por isso, hoje “A Soma de todos os Afetos” traz uma seleção (fonte: Ccine10) com as 10 mães mais marcantes do cinema.
MÃE Heroína | No filme Jodie Foster, recém separada, se vê desprotegida junto de sua filha, quando a casa onde elas moram é invadida por assaltantes. Na casa existe um quarto, que foi construído exatamente para proteger de qualquer mal, no entanto, ao longo do filme ela descobre que o que eles estão procurando está exatamente dentro do quarto em que elas estão refugiadas. Foster, então, tem que mostrar todo seu lado heroína para manter sua filha em paz diante dessa situação desesperadora.
MÃE Persistente | Ser mãe é algo realmente único! Quem em sã consciência ficaria 50 anos a procura do paradeiro de seu filho? Judi Dench, nesse filme que é baseado em fatos reais, fica todo esse tempo tentando descobrir o que houve com o seu filho que foi tirado dela quando ainda era uma garota. Ela passa a viajar pelo Estados Unidos e acaba descobrindo informações incríveis desse filho, que infelizmente ela não viu crescer, mas que ela guarda no coração como muito amor. É uma obra lindíssima!
MÃES modernas | Felizmente, cada vez menos chocante para uma parcela da sociedade, a família formada por pessoas do mesmo sexo é retratada de forma extremamente natural nesse filme indie, super doce. Annette Bening e Julianne Moore, tiveram dois filhos que de um homem desconhecido do banco de sêmens, mas eles depois de crescidos, resolvem ir em busca dessa figura que, quando encontrada, se infiltra na família e mexe com a solida estrutura que estava formada.
MÃE Exótica | O grande diferencial desse longa é a desconstrução da figura materna. Cher vive uma mãe que só fala palavrão, sai com vários homens, não sabe cozinhar direito, vive de forma completamente instável, mas que quando precisa deixa aflorar todo o carinho e amor de uma verdadeira mãe. Uma comedia que vale a pena conferir.
MÃE Exemplar | Sandra Bullock nesse filme é uma típica mulher rica do sul dos Estados Unidos. É conversadora, durona e super protetora, mas que vê sua vida se transformar quando resolve adotar um garoto negro e tímido. A convivência entre os dois acaba por mudar a vida de ambos. É uma história real de uma mulher que superou todos seus preconceitos e deixou o instinto materno falar mais alto. Belíssimo filme!
MÃE Amorosa | Sally Field é mãe de um garoto com QI abaixo da média, que se recusa a tratar seu filho de forma diferente. Mesmo tendo que lutar contra tudo e contra todos, ela resolve doar todo seu amor e dedicação ao seu filho Forrest, que acaba vivendo as mais incríveis aventuras ao longa a vida.
MÃE Guerreira | Björk surpreendeu a todos ao viver uma mãe guerreira. Ela vive a Selma, uma mulher que trabalha numa usina e que está perdendo a visão. Ela descobre que seu filho se não fizer uma caríssima cirurgia terá o mesmo fim dela. Para juntar esse dinheiro, ela resolve trabalhar intensamente e cada vez mais, só que acaba por passar pelos mais humilhantes e desprezíveis sofrimentos que o seres humanos podem cometer com alguém debilitado. É pura emoção, de fazer você se acabar de chorar. Uma obra prima!
MÃE Mãe | Só de falar desse filme as lágrimas já dominam meus olhos. É uma história impressionante de uma mãe que está prestes a morrer e que, mesmo debilitada, não deixa transparecer nada aos seus filhos e ainda prepara a madrasta para cuidar de seus filhos quando ela partir. Só uma mãe mesmo para fazer tal gesto.
MÃE Multitarefas | Literalmente Helen é uma mulher elástica. Nessa animação fabulosa da Pixar, ela é aquela mãe protetora e cuidadosa que se desdobra para dar conta de todos seus afazeres domésticos de mãe e ainda de heroína. Sim, ela também ajuda seu marido a enfrentar os vilões: uma mãe multitarefas.
MÃE Forte | Angelina Jolie imprime todo seu lado materno nesse papel tocante de uma mãe que tem seu filho sequestrado e que após tê-lo de volta pelas mãos da policia nota que não se trata do seu real filho. Acusada de louca, ela não se deixa abater e sozinha sai em busca do paradeiro de seu verdadeiro rebento. A atuação de Jolie tornou a figura de Christine extremante marcante.
Menção honrosa para as mães dos filmes: Valente, Flores de Aço, Mamãezinha Querida, O Bebê de Rosemay, O Exterminador do Futuro, Os Gonnies, A Escolha de Sophia, Olga e Volver.
*Fonte: Ccine 10
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
Saiba mais sobre as canções que marcaram gerações
View Comments
Recomendo.