Por Josie Conti
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes.
O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vai determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
As falhas de caráter são características naturais do ser humano. Errar faz parte do desenvolvimento e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens, e mesmo evolução como pessoas, acontece. A falha está relacionada com consciência e busca sincera por mudanças.
A falta de caráter é percebida quando, mesmo errando repetidamente com os outros, causando prejuízo a terceiros, e ferindo sentimentos através de manipulações e mentiras, a pessoa insiste no ato. A falta de caráter é característica de pessoas com baixa consciência moral, uma vez que essas pessoas não objetivam melhorar, pelo menos não sinceramente.
Todos nós mentimos, quer admitamos, quer não. As mentiras podem ser coisas banais do dia a dia, como dizer que vamos para casa, quando realmente não queremos sair com alguém. (nesse caso, até uma maneira de tentar abrandar um mal-estar), como podem ser mentiras mais graves, e que envolvem consequências importantes. Entretanto, como eu disse no começo, todos estamos sujeitos a um erro grave. A diferença entre uma mentira acontecer em uma pessoa normal (cheia de falhas, mas que tem consciência), e em uma pessoa com falta de caráter, será a repetição e a não correção do ato, mesmo após ter passado por situações delicadas com as mentiras anteriores. Uma, duas mentiras são aceitáveis. Entretanto, um mentiroso (a) frequente mostra sérios sinais de falta de caráter.
Longe de ser um tópico moralista, a traição pode ser entendida como falta de caráter, quando também acontece recorrentemente em uma relação em que o pacto do casal é de fidelidade. A traição também deve ser lembrada nos contextos de sociedade, no trabalho e amizade, em que o raciocínio é o mesmo: quebra de acordos e confiança.
Uma coisa é a pessoa passar por situações complexas e que impossibilitem o pagamento de suas contas, outra coisa é a má administração do dinheiro, o consumismo desnecessário e o “comprar sem ter a intenção de pagar”. Um exemplo que deve ser observado são as pessoas que emprestam dinheiro de familiares e/ou amigos e não se veem na obrigação de pagar, aproveitando-se do vínculo afetivo existente. Mais uma vez, a falta e caráter será observada na frequência das ações.
O que motiva alguém a tratar bem algumas pessoas em detrimento de outras? O que pensar de alguém que só trata bem àqueles que têm dinheiro ou que podem lhe oferecer algo em troca? A arrogância, a hipocrisia e comportamento interesseiro também são, sem dúvidas, sinais de falta de caráter.
Tentar convencer alguém a pensar ou fazer algo de maneira diferente são coisas completamente diferentes de manipular pessoas a fazerem coisas que elas, se estivessem em plena consciência de seus atos, talvez não fizessem. A manipulação é um comportamento egoísta, uma vez que tira o direito de escolha do outro, e mostra falta ou total ausência de consideração pelo outro. O manipulador sempre visa driblar vontades e regras para favorecimento pessoal.
A falta de palavra pode caminhar próximo à mentira e à manipulação. Quando alguém combina algo ou assume um compromisso, a espera social é que o mesmo seja cumprido. Mais uma vez, descartando os casos isolados, uma “Palavra” quebrada com frequência oferece sérios indícios de falta de caráter.
Um dos maiores sinais de maturidade que pode ser encontrado em alguém é a capacidade de assumir as próprias responsabilidades. A falta de caráter pode ser observada se uma pessoa repetidamente atribui a outros a responsabilidade por atos que deveriam ser assumidos pessoalmente, principalmente, no que se refere às quebras de regras e leis que infringem com frequência.
Nota da página: Não é por acaso que as características acima são frequentes em sociopatas, pessoas com ausência de consciência e consideração pelos outros.
"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."
O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…
Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…
Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…
Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a…
View Comments
muito bom texto, refere a várias situações que de fato já vimos mas não sabemos explicar com tamanha clareza.
Este texto não tem a profundidade e seriedade de que o Tema pede e ainda incita a desconfiança nos outros. Rotula as pessoas e dá o aval à pessoas leigas analisarem, sem o respaldo científico, pessoas que lhes causaram algum tipo de dano, dentro de situações por elas vivenciadas, as vezes de forma confusa pois estavam envolvidas emocionalmente no contexto e por isso sem condições de análise. É tanto que muitos comentários são queixas... Texto anti-ético e nada profissional. O Texto, não leva em conta, o perigo de julgarmos os outros com as lentes embaçadas do nosso preconceito., ou no envolvimento" apaixonado " de nossos julgamentos. É um texto que protege aquele que lê e acusa aquele que é o objeto de observação pessoal. O autor(a), escreve o que as pessoas querem ler.sem embasamento científico. Uma estória curtinha com começo, meio e fim. É fatalista e determinante, traçando diagnósticos, precipitados e levianos. Se alguém discorda, por favor, me orientem, caros colegas de curso e caros profissionais da Psicologia!
CONCORDO.
Concordo totalmente com vc!
o Texto é simples, sem dúvida, mas é bem claro. No fundo todos sabemos o que é falta de caráter. Pelo visto vc não gostou do que leu e esperava uma maior ponderação, que fossem apresentadas situações atenuantes para a falha de caráter, não é mesmo?
Perfeito seu comentário. Evasivo, sem embasamento. Por exemplo, uma pessoa que tem dificuldade de assumir compromissos e mentir, pode ser um distúrbio sério mas não é falta de caráter, não é má
Mas o texto se refere a falta de caráter e não a distúrbios.
Desculpe mas falta de caráter não é um disturbio , é um copmportamento de quem é extremamente competitivo e que não susuporta perder. Não considero doença . Considero sim uma falha na educação recebi quando criança. Tipo foi ensinada a sobresair no colegio ou em grupo , mesmo que para isso ela tenha que ferrar os coleguinhas para aparecer para a prof.
você tá achando ruim? Sugiro que procure outro site, ué. A não ser que tenha um artigo científico publicado, e tudo mais, aí sim, você pode falar bastante.
Amei, vc é ótima, cada um sabe de si, independentemente daquilo que qualquer injustiçado pense.
foda-se
Povo cheio de mimimi. O texto foi claríssimo. Conheço gente até demais que possuem todas as características que foram citadas no texto de Conti. Parabéns a autora. Não conhecia seu trabalho mas a partir de hoje passarei a te acompanhar.
Discordo ! O TEXTO É SIMPLES E CLARO. Resumindo o "mau carater" ,se trata de pessoas egoístas que só pensam em como tirar vantageNS de toda e qualquer situação sem pensar no próximo.
Acho que você vestiu a carapuça, ou seja, acho que você se viu nos exemplos citados pela autora do texto, e não gostou Achei o texto muito bom e verdadeiro. Ontem mesmo eu ia cometendo o deslize da mentira com uma amiga. Uma pequena mentira, mas não deixava de ser uma mentira. Mentimos, sim. Isso é muito comum no ser humano. Porém, está errado.
Desculpa, mas acredito que é um texto muito assertivo para ser levado a público assim. Pela minha consideração ele justifica a autoimportância, o julgamento e a incompaixão de algumas pessoas. Se formo justos todos nós já nos pegamos em um ou outro pecado desses ver por outra, a vontade de SE ver e corrigir é chamado de consciência e é exatamente essa consciência que deve nos levar a não rotular pessoas como sem carater, afinal o que elas querem assim como nós é serem felizes. Eu conheço pessoas, e não sou eu ( pq minha reação pode parecer uma autodefesa) que são taxadas como sem carater por outras e são diferentes, totalmente diferentes, algumas são tão inconscientes que perderam o contato consigo mesmas, não as vejo como com problemas de carater, a pessoa vive um pesadelo tão grande e sua vida se limita a auto defesa! Então não pagar, mentir, se proteger etc é estratégia de sobrevivência, o que precisamos fazer não é rotula-las e sim apoiarmos a despertar e ver que existe alguma coisa viável além do medo. Algumas de fato defendem com tal vigor todas estas atitudes para proteger vícios, para proteger sua vontadede ferir , esse aí amiga......é o real psicopata, ele finge..finge....finge até que sofre, mas se sofresse, estaria crescendo. Esse deve ser encaminhado ao psiquiatra e rotula-lo tb não é uma boa idéia. Se somos psiquiatras ou psicologos ou coisas do genero que nos permita este julgamento, temos que pesar que a maioria das pessoas que leêm isso no facebook por exemplo, não o são , mas vão pegar estas palavras como justificativa para seus próprios preconceitos , estamos neste caso alimentando a incompassividade e a intolerância. Não sou uma religiosa de qualquer religião, mas neste caso não posso esquecer daquela máxima.......Quem não? Então atire a prmeira pedra.
Você se sentiu atingida por ter se identificado com as caracteríticas de pessoas com mal caráter citadas no texto. O texto é claro e diferencia bem o "mal caratismo" (de quem não procura melhorar) das "falhas aceitáveis" (que trazem culpa e modificação de comportamento). É bom você se questionar porque se sentiu tão atingida pelo texto.
Essa "estratégia de sobrevivência" que você citou é exatamente a definição do mal caratismo. E isso SEMPRE é uma questão de escolha! A menos que tenha uma pessoa com uma arma na tua cabeça te coagindo a agir dessa forma. Não há desculpa para esse tipo de comportamento. Depois de uma certa idade a gente enxerga o que é certo e o que é errado e só nós podemos decidir qual caminho tomar.
Ao ler o texto indicado na minha time do Facebook, gostei muito de cada tópico e identifiquei um profissional que trabalhou comigo dentro dessas características. E concordo contigo Ana sobre sua resposta à Lilian. Não as conheço, mas o bacana de textos como esses vinculados as redes sociais e abrem pra discussão e talvez seja legal a Lilian avaliar suas atividades e perceber q o primeiro processo dentro da fase do luto é a negação.
"mau" não aguento mais ver esse povo assassinar a língua portuguesa! Relaxo completo!
você é chata.
Concordo com você, Lilian.
Também concordo com a Lilian!
Concordo com a Lílian Gardênia andrade. Resposta a ela: Ainda que incita a desconfiança nos outros. Texto fatalista e não leva em conta o perigo de julgarmos os outros com as lentes embaçadas do nosso preconceito. É um texto que protege aquele que lê e acusa aquele que é o objeto de observação. Ela escreve o que as pessoas querem ler.sem embasamento científico. Uma estória curtinha com começo, meio e fim.
É por causa da tolerância que o Brasil está como está, chega de aguentar gente doente e sem caráter!!!! Quem quiser que vá ao médico, ninguém é obrigado a tolerar ninguém!!!!
Disse tudo cara colega Denise,penso que este lance de caráter é algo muito importante de ser estudado,e como é um trecho fazendo um breve resumo,nem tudo a psicologia entende,mais pessoas comuns com alguns sinais devem sim procurar ajuda, convivemos com pessoas de vários comportamentos, mais isso acredito que seja de cada ser , somos todos diferentes, nenhum de nós tivemos a mesma educação ou qualquer outro tipo de formação.... Talvez eu tenha falado um monte de besteira mais esse lance de caráter é algo de cada um ,mas sabemos que índole e transtornos de identidade todos tem, levando em consideração que temos bons exemplos de quisermos, basta observar e aproveitar o que os mais sábios e corretos condizem seu dia dia ...Obs: só acho!
Muito boa a observação Lilian
Blz. Muito bom os dois textos complementam-se
O 1° é ótimo...
O 2° O seu, ótimo
Um pensamento meu de leitora interessada: O 1° informativo e na minha opinião deve ser publicado e agradeço. Concordo com vc...faltou o outro lado da moeda. Que na minha opinião, você foi bastante responsável em complementar e agradeço como leitora.
Creio que compreendi bem.
Atrevo-me agora dizer q o "tom" do segundo teria sido mais aceito se em um tom mais brando e meramente informativo.
O texto é muito bem urdido e cumpre a sua serventia para redes sociais. Não temos que cobrar da autora excelência de um manual de psiquiatria , de um prógono ou epígono de Freud . Muito clara, a matéria é um "digest", sem muito detalhe mas com o essencial para ser digerido por qualquer um . Não preciso me formar psicóloga para entender um autor que faz conjeturas sobre o caráter/mau caráter da gente do nosso tempo, com tantos agentes e vítimas de mau caratismos . Se eu precisar de mais exatidão ou de mais profundidade do que a de um ovo frito, terei que consultar um profissional da área ou um texto clássico acerca do problema. Ou ir à Justiça, se eu estiver sendo vítima de algum cidadão(ã) sem caráter . Só acho ...
Mulher, muito bom o seu comentário, mas devia ter um vocabulário mais acessível, porque né...
Concordo contigo. Ainda que incita a desconfiança nos outros. Texto fatalista e não leva em conta o perigo de julgarmos os outros com as lentes embaçadas do nosso preconceito. É um texto que protege aquele que lê e acusa aquele que é o objeto de observação. Ela escreve o que as pessoas querem ler.sem embasamento científico. Uma estória curtinha com começo, meio e fimcom começo, meio e fim.
Está resposta fiz para Lílian Gardênia de Andrade, por duas colei no comentário dela e não saiu na sequência....
Concordo contigo. Ainda que incita a desconfiança nos outros. Texto fatalista e não leva em conta o perigo de julgarmos os outros com as lentes embaçadas do nosso preconceito. É um texto que protege aquele que lê e acusa aquele que é o objeto de observação. Ela escreve o que as pessoas querem ler.sem embasamento científico. Uma estória curtinha com começo, meio e fimcom começo, meio e fim.
Eu levo , sim, em consideração o texto deste site.. Porém, vivemos em sociedade , somos ,sim , rotulados todos os dias,horas ,minutos e segundos. Essas rotulações são para tentar conter atos ,talvez instintos ao passar do tempo. Não vejo erro no texto, pq hj é o todos fazem... Tentar explicar tudo. Eu já me peguei fazendo "N" coisas sitadas .. umas com frequência outras apenas uma vez... E posso me considerar uma pessoa em tradição de aprendizado eterno .. Hj consigo abrir mãe de muitas coisas... Consigo ver em primeiro lugar o veraneável ... e depois penso em mim... Se é Certo? não sei . Mas que me sinto bem... de ver um sorriso e um agradecimento , ou um reconhecimento de simplesmente ter feito o certo para MIM... e consequentemente fazendo o bem pro próximo ... e isso virou CLICHÊ na minha vida ... Me pego errando muito ainda ...Mas consigo defender um mentiroso compulsivo de alguém de se diz o dono da verdade. Temos que aprender a se colocar no lugar do outro... " um dia da caça, outo do caçador"
verdade
Concordo
"Mas consigo defender um mentiroso compulsivo de alguém de se diz o dono da verdade. " Essa frase revela por quem vc tem mais empatia
Texto claríssimo, s nao entende quem nao quer ou pessoas com serios problemas de interpretaço. O titulo do texto diz: Aprenda a identificar a real falta de carater. E no decorrer explica inclusive a diferença entre falha e falta de caracter, exatamente para evitar rotulos. Agora, se a pessoa de fato tem falta de carater, fazer o q?Esse individuo tem q ser identificado, para se evitar transtornos nos relacionamentos. Ex. mau pagador. Vou destrata-lo ou despreza-lo? Nao! Mas sei q nao posso fazer negocios com ele. Uma amiga mentirosa inconsequente, posso confiar coisas serias? Nao. Ja diferencia de uma pessoa que ocasionalmente nao pode pagar uma divida ou uma amiga q eventualmente possa mentir.A diferença? Pensar e agir com atitude de melhora. O que uma pessoa com FALTA de carater nao tem como objetivo, por sua baixa consciencia. Sei na carne a diferença. Quem se relacionou com um psicopata, nao passa imune dessa diferenciaçao. E isso foi exatamente o unico beneficio que eu tive com a minha experiencia. Ps. Teclado com problema na acentuaçao.
Não existe falta de caráter, todos temos caráter ou bom ou ruim, ou oscila entre eles...E deixando um recado para Josi Conti, se você for publicar, acredito que toda crítica pode ser aproveitada e você pode melhorar o seu texto...as vezes os que sempre concordam são os que menos ajudam.
Perfeito!!!
O mais lúcido e sucinto de todos os comentários.
Nisso eu concordo, a expressão ''falta de caráter'' não é bem a mais correta e sim mau caráter.
Pelo contrário, 'mau caráter' é um termo muito pesado, muito forte. A autora escolheu, sabiamente, um termo mais leve para evitar ofensas.
Doença se cura é só querer! Quem sabe essas pessoas estejam precisando de ajuda em vez de julgamentos.
Adota eles!Leva pra morar na sua casa!O texto não fala de pessoas nem situações especificas,cita caracteristicas de individuos com essas falhas. É claro que quem convive próximo a alguém assim(familiar) vai poder fazer algo por ele, agora você não quer que eu leve pra minha casa alguém com deliberada falta de carater, como a mentira ou a manipulação pra cuidar , quer?Não aguento mais essa sociedade de hipócritas que não pode falar nada de ninguém que vira coitado! Antigamente quando os pais podiam educar seus filhos, eles não agrediam professores e etc; e as cadeias eram mais vazias.Todo mundo hj é tadinho!
concordo com vc.
É mesmo. Esse coitadismo no mundo hoje é incoerente. Mima tudo que não presta. Por exemplo, tomam filhos de uma mãe por que ela os deixa sozinhos prá ir buscar o pão prá eles. Mas, se eu estivesse presente agora, iria ser linchada por falar que minha mãe é uma mau caráter, sociopata, manipuladora e aliciadora. É o que ela é. E meu pai, manipulado e aliciado por ela, era um omisso, covarde. Eu seria crucificada só por que ela é velhinha e me pôs no mundo. E daí? Bolas prá os coitadistas que não sabem o que é conviver e ser obrigado a respeitar um hipócrita, do qual se depende totalmente.
meu EX era sociopata convivi com ele por vinte anos foi que não deu mais e me separei fiquei todo esse tempo esperando que melhorasse vi que ele gostava de ser assim tinha mão boba não respeitava ninguem
Eu fui noiva de um sociopata q se enquadra em tudo citado acima. Inclusive eu li o texto pq sabia q me indentificaria por ter sido tanto tempo manipulada e sofrendo mentiras por ele. Às vezes parecia q a louca era eu , e no entanto o mau carater era ele . Comecei a ler tudo sobre desvio dw caráter e sociopatia, e cada vez mais ele parecia ser um.
O texto é claro e muito bem formulado é exatamente assim que vejo falhas e falta de carácter quem achou ruim no mínimo se enquadra nas descrições e ao invés de achar ruim deveria tentar melhorar, mas infelismente são esses que nunca melhoram e fazem mal aí próximo .
Concordo!!!!
certeza
Otimo texto,concordo com tudo o que foi dito,também vejo as pessoas assim,já que sou uma pessoa bem crítica comigo e com os outros.Parabens.
Achei um texto bem objetivo , não especifica quem quer que seja , simplesmente comenta o óbvio . Infelizmente o mundo está cheio de indivíduos assim , e não os julgo pois sei que é da formação como ser humano , penso que para esses não houve oportunidade de ser alguém melhor . Mas para os que são" corretos " e não se julgam com esses transtornos , parabéns .
Quem já foi vitimado de atitudes de pessoas mal caráter sabe muita bem do quanto esse texto é esclarecedor.
Concordo plenamente...Emprestei dinheiro pra pessoas e elas não me pagam por pura falta de caráter...Ostentam com dinheiro dos outros...larguei mão de ser trouxa desse tipo de gente...é pura falta de caráter a pessoa dever e não pagar por achar que é esperto demais e os outros é trouxa...o texto é maravilhoso
perfeito.