Há alguns anos ganhei de presente do meu marido um box com diversos clássicos de Woody Allen. O box contava com os sucessos mais antigos do cineasta e ator, um encantamento para fãs como eu.
Assisti aos filmes degustando cada cena rica em diálogos, e me envolvi com o humor não explícito contido nos personagens inteligentes e carismáticos.
Hoje, buscando na internet uma lista com os maiores sucessos de Woody Allen, me deparei com uma lista do site melhores filmes, em que 25 sucessos estão cadastrados. A partir daí, montei uma lista mais detalhada. Espero que apreciem! (eu adoro!)
1- Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall – 1977)
De 1977, o filme conta a história de um humorista judeu divorciado que se apaixona por uma cantora em início de carreira. Em pouco tempo, passam a viver juntos e a viver neuróticas e divertidas crises conjugais.
2- Manhattan (1979)
Após o divórcio de um casal, a ex-esposa passa a viver com outra mulher enquanto o ex-marido mantém um relacionamento com uma garota de 17 anos, quando escreve um livro prometendo revelar detalhes íntimos de seu antigo casamento.
3- Hannah e suas irmãs (1986)
4- Crimes e pecados (1989)
O filme discute diversos temas ao contar paralelamente duas histórias de adultério, através dos personagens Judah Rosenthal, um respeitado oftalmologista, e Cliff Stern, um cineasta.
5- Maridos e esposas (1992)
Um casal toma consciência do desgaste de sua relação ao darem apoio a um casal de amigos que está se separando depois de décadas.
6- O Dorminhoco (1973)
Após passar 200 anos congelado, um saxofonista volta à vida e se envolve em diversas confusões ao encontrar um mundo confuso, totalmente diferente do que conhecia, e dominado por um governo opressor.
7- A rosa púrpura do Cairo (1985)
8- A Última Noite de Boris Grushenko (Love and Death 1975)
Homem russo é preso durante a invasão de sua terra natal por Napoleão. O humor surge das muitas conversas filosóficas nos intervalos entre uma crise e outra.
9- A Era do Rádio (1987)
10- Desconstruindo Harry (1997)
Harry é um escritor cuja vida problemática volta e meia aparece como personagem em seus livros, expondo conseqüentemente, diversos segredos e detalhes das pessoas de seu convívio, como suas três ex-esposas. Além de enfrentar a ira de todos os envolvidos, ele tem que aprender a lidar com suas próprias paranóias.
11- Match Point – Ponto Final (2005)
12- Tiros na Broadway (1994)
Nova York, anos 20, um jovem escritor idealista consegue sua primeira chance de ter seu roteiro numa produção. O produtor consegue os fundos para montar a peça com um gângster, porém a condição é que sua namorada faça parte do elenco, mesmo ela sendo um desastre como atriz.
13- Zelig (1983)
Ficção em tom de documentário sobre a vida de um verdadeiro camaleão humano, Leonard Zelig. Ele se torna uma celebridade nos anos 20 por ter a capacidade de parecer e agir como qualquer pessoa com quem tenha contato.
14- Broadway Danny Rose (1984)
Nesta comédia despretensiosa, Danny Rose é um empresário artístico mal-sucedido que vê a chance de melhorar sua carreira, agenciando o problemático cantor Lou Canova.
15- A Outra (1988)
16- Misterioso Assassinato em Manhattan (1993)
Dona-de-casa entediada cisma que seu vizinho idoso matou sua esposa, e transtorna a vida de seu marido para que ele a ajude a desvendar o caso, com o apoio de um admirador seu.
17- Um Assaltante Bem Trapalhão (Take the Money and Run – 1969)
Um falso documentário sobre a vida de Virgil Starkwell, de sua infância à prisão por roubo a banco, passando por sua educação moral e musical e seus problemas com mulheres.
18- Bananas (1971)
Fielding Mellish está apaixonado por Nancy, uma ativista política. Ela não o corresponde, porque deseja como companheiro um grande líder nacional. Fielding, então, foge para São Marcos, onde se alia aos rebeldes locais, tornando-se Presidente do País.
19- Meia noite em Paris (2011)
Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.
20- Interiores
21- Vicky Cristina Barcelona (2008)
22- Poderosa Afrodite (1995)
23- Tudo Pode Dar Certo (2009)
24- Blue Jasmine (2013)
25- Memórias (1980)
Um conhecido diretor e roteirista de comédias (Woody Allen) vai meio a contragosto a um seminário no Hotel Stardust. Enquanto os fãs desejam que ele continue fazendo comédias (apesar dele não se sentir engraçado), enfrenta uma platéia adversa a ele. A partir daí, o cineasta começa a fazer uma retrospectiva de seus trabalhos e seus romances.
Se você está em busca de um filme leve, divertido e emocionante para curtir em…
Já reparou para onde seus olhos vão quando você está pensando profundamente? Desviar o olhar…
Aclamado por sua grandiosidade visual e narrativa, o épico “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve, já…
O humorista e apresentador Fabio Porchat, 41, revelou que decidiu não ter filhos e descreveu…
Caracteres invisíveis são caracteres Unicode especiais que parecem invisíveis aos olhos humanos, mas desempenham um…
O egoísmo, presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, pode se revelar…