Por Giovanna Mazzeo
A americana Norma Bauerschmidt tem comovido o mundo com sua decisão de recusar o tratamento de câncer no útero por um motivo para lá de tocante: ela decidiu que não quer passar os últimos anos de sua vida internada em clínicas e hospitais, mas sim viajando em um trailer com seu filho, nora e cachorro de estimação. A família está compartilhando a história na página do Facebook Driving Miss Norma (Conduzindo a senhorita Norma, em tradução livre).
Descoberta do câncer
Em junho de 2015, pouco tempo depois de seu marido Leo ter sido diagnosticado com um câncer agressivo, a americana descobriu um tumor maligno no útero. Seu companheiro morreu em decorrência da doença e dois dias depois ela estava em um consultório médico ouvindo as opções de tratamento para o seu câncer.
O médico indicou uma cirurgia para retirar o tumor, radioterapia e depois sessões de quimioterapia, mas Norma respondeu: “Eu tenho 90 anos. Vou viajar”.
Decisão de não tratar o câncer
Norma já tinha conversado com o filho e a nora sobre a possibilidade de uma má notícia vinda do médico após realizar exames para identificar a causa de um sangramento na urina e deixado bem claro que não tinha interesse em nenhum tipo de tratamento.
“Nós entendemos e apoiamos completamente a decisão dela”, disse Ramie, a nora de Norma, em post feito na página do Facebook.
Ramie e o marido, o filho de Norma, não cogitaram colocá-la em um asilo, principalmente depois de terem passado pelo sofrimento de visitar o marido de Norma lá. Além disso, ela também não conseguiria voltar para a casa em que viveu por 67 anos com o marido.
Como Norma adora viajar, não sente dores e sua saúde mental está bem, eles decidiram vender a casa em que ela morava com o marido e foram viajar em um trailer.
Mas, antes da decisão final, a família resolveu compartilhar a ideia com o médico de Norma. Segundo a nora da idosa, ao ser perguntado se considerava o plano irresponsável, ele respondeu: “Como médico, sei que o tratamento de câncer envolve UTI, asilos, efeitos colaterais terríveis e, honestamente, não há garantia de que ela vá sobreviver à cirurgia para a retirada do tumor. Vocês estão fazendo exatamente o que eu gostaria de fazer nesta situação. Tenham uma viagem fantástica.”
Na última quinta-feira (31 de março), Miss Norma completou 91 anos e ganhou uma grande festa em Marietta, no estado da Geórgia (Estados Unidos).
Ela já está há mais de sete meses viajando e, durante esse tempo, já voou de balão na Califórnia, foi à Disney, ao Grand Canyon e passou por vários outros estados americanos. Mais recentemente, ela assistiu a uma partida de basquete ao vivo.
Em entrevista feita pelo Facebook, Norma contou que eles não têm roteiro: ela fala sobre um lugar que sempre quis conhecer e para lá eles vão com o trailer. O lugar mais recente que a idosa conseguiu realizar o desejo de conhecer foi um aquário.
E engana-se quem pensa que a falta de rotina tem deixado a senhora de 91 anos cansada. Ela já afirmou que quer continuar viajando até o fim da vida.
Fonte indicada: Bolsa de Mulher
Se você é fã de histórias apaixonantes e da fórmula que consagrou Nicholas Sparks como…
Se você está à procura de um filme que mistura sensibilidade, poesia e uma boa…
Uma infância marcada por mimos excessivos pode deixar marcas duradouras na personalidade de um adulto.…
Alguns hábitos podem parecer apenas peculiaridades do cotidiano, mas segundo estudos psicológicos e pesquisas científicas…
O envelhecimento é um processo inevitável, mas não linear. Recentemente, cientistas do Primeiro Hospital Afiliado…
Fim de ano é sinônimo de renovacão. Enquanto muitos fazem balanços pessoais, é também um…
View Comments
Interessante.
Gostei.
Gostei.