E já dizia Fernando Pessoa, “porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura…”. Tenho pensado muito nos meus sonhos nos últimos tempos, naquilo que desejo bem secretamente e fico imaginando se algum dia daria certo se eu realmente me arriscasse sair da zona de conforto.
Desde muito nova eu aceitei que felicidade era estar dentro das regras do jogo chamado vida. Você vai estudar, aprender a ter uma carreira, trabalhar por um período aproximado de três décadas – com sorte dentro de uma mesma empresa, casar, ter filhos, envelhecer, aproveitar um pouco da aposentadoria e por fim ao morrer terá completado todas as etapas com êxito.
Só que eu não contava que no meio do caminho essas regras não se aplicariam mais a quem eu sou. Não que eu seja uma pessoa infeliz, longe disso. Saber que tenho construído uma base forte de tranquilidade e segurança me faz sentir bem, mas não realizada.
Não é por acaso que histórias de pessoas que vivem suas superações e conseguem realizar os seus sonhos me fascinam. Me encantam ainda mais aqueles que eram assim como você e eu: médicos, donas de casas, vendedoras, professores, funcionários públicos. Pessoas que viviam bem dentro das regras do jogo, estavam felizes até descobrirem que é muito mais divertido viver além dos rótulos: nome, trabalho e estado civil.
Não julgo quem se enquadra no feijão com o arroz da vida, eu mesma nunca me incomodei em saber que vivia no morno. Mas tenho tido dias que quero o frio e em outros não aceito menos que um calor escaldante. O feijão com o arroz não me satisfaz mais, ando com fome. Fome de experiências, de aventuras, de novidades. Ando com fome de viver.
Minhas ambições não estão cabendo mais escondidas em caixas nos armários, acho que está na hora de tirar a poeira dos sonhos antigos, mandar a razão dormir e deixar meu coração me guiar, ele vai saber onde me levar. E te aconselho a fazer o mesmo.
E para fazermos isso vai ser preciso ter coragem. Coragem não para correr atrás de uma vida feliz, mas de uma vida intensa, cheia de desapegos e preços a serem pagos. Para alcançar os sonhos é preciso ter sorte, mas mais do que isso é preciso ter peito, se atrever, ter audácia. É preciso saber se arriscar, cair e levantar. É saber expandir a zona de conforto até ela ficar do tamanho dos seus sonhos.
É preciso ter coragem para sair de um emprego que te atormenta sem ter outro em vista, deixar aquela relação que não te acrescenta em nada e você já sabe que não vai dar certo. Está na hora de ter coragem para sair da casa dos seus pais, para mudar de cidade, estado ou até quem sabe de país.
Então tenha coragem para aceitar um convite para fazer algo que nunca fez, mude o seu número da sorte, entre em um novo projeto com nenhuma garantia de que vá dar certo, mas que pode significar a mudança que você tanto queria para sua vida. Comece do zero quantas vezes for preciso, faça declarações de amor, deixe amizades de conveniência, mude seu prato favorito, suba no palco, compre passagens para lugares que nunca pensou em conhecer, corte e pinte o cabelo de forma radical, se reinvente e principalmente se liberte das regras do jogo.
Se você está em busca de um filme leve, divertido e emocionante para curtir em…
Já reparou para onde seus olhos vão quando você está pensando profundamente? Desviar o olhar…
Aclamado por sua grandiosidade visual e narrativa, o épico “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve, já…
O humorista e apresentador Fabio Porchat, 41, revelou que decidiu não ter filhos e descreveu…
Caracteres invisíveis são caracteres Unicode especiais que parecem invisíveis aos olhos humanos, mas desempenham um…
O egoísmo, presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, pode se revelar…
View Comments
Nossa Nanda! Além de lindo o texto, além de transcrever em palavras todos os meus pensamentos e sentimentos, além de tudo isso... Hoje era tudo que eu precisava ler para dar um pouquinho mais de coragem. Realmente me tocou! Parabéns!
Ei Camila,
Fico muito feliz quando leio comentários como o seu. Escrevo para colocar para fora sentimentos que as vezes me afligem e sei que muita gente passa pelos menos questionamentos. Vou escrever com periodicidade quinzenal aqui no site A Soma de Todos os Afetos, espero que goste. Abraços.
Como você pode pensar como eu, sem ser eu??
Você disse tudo que penso e não sei dizer com palavras.
Seu texto chegou no momento exato. Estou no limiar para mudar minha vida e suas palavras só vieram reforçar o meu querer.
Obrigada querida, você é linda.
Tâmara
Tâmara,
Feliz que tenha gostado do texto e fico feliz em saber que te ajudou de alguma forma. Vou escrever com periodicidade quinzenal aqui no site A Soma de Todos os Afetos, espero que volte sempre. Abraços.
Texto perfeito, coloca a complicada questão do viver de uma forma simples e fácil.
Perdi as contas de quantas vezes tive que me explicar por pensar e agir dessa forma.
Esse link ficará salvo em meus favoritos, para que no futuro eu não me explique, apenas mostre esse texto para uma melhor compreensão alheia de minhas supostas "loucuras" =D
Muito obrigado por esse incrível texto.