No carnaval buscamos sossego. Fugimos das aglomerações e descansamos no interior de São Paulo, numa cidadezinha pacata onde vive o pai do meu marido. Porém, desde a primeira noite de tão almejada tranquilidade, tivemos uma “in”(?)grata surpresa: às quatro da manhã_ pontualmente _, éramos saudados pela cantoria do mais novo habitante do quintal: o galo do meu sogro. Sem conseguir dormir, já que o galo cantava de quinze em quinze minutos, meu filho corria para nossa cama (modelo “cama de viúva”, pequenininha…) e ficávamos os três, apertadinhos e incomodados, acompanhando a cantoria do galo _ bem embaixo de nossa janela.

A cena se repetiu de sábado à terça e no fim já estávamos habituados e acomodados com a presença do seresteiro. Mas daí que entendi algo peculiar: o galo foi o efeito colateral de nossa bucólica paz.

Não existe remédio sem efeito colateral_ aquele gosto amargo que é preciso suportar para curar-se da dor ou seja lá o que for; do mesmo modo que não existe gente perfeita, vida intocável, felicidade sem retoques ou paraíso sem defeitinho escondido ou rachadura descoberta.

Também não existe príncipe encantado e vida feito conto de fadas. Aquilo que você busca em alguém pode ser justamente o que vai lhe incomodar um dia; o que lhe atrai pode ser o que lhe assusta também… e você tem que aceitar o ônus se quiser aproveitar o bônus.

Porém, há remédios com mais efeito colateral do que cura ou benefícios. E ninguém é obrigado a tapar o nariz e engolir a seco aquilo que lhe faz mal, não lhe beneficia ou lhe deixa pior do que é.

Ainda assim, tudo são escolhas. E quando você percebe que aquele efeito colateral vale a pena, que apesar dos pesares lhe torna mais feliz, que de alguma forma lhe ajuda a viver e cura suas feridas mais profundas, é hora de deixá-lo entrar e aprender a apreciar o que de doce existe além do amargo…

Você enfim perceberá que mesmo sendo ruim, é bom.
Feito cama de viúva abrigando três almas insones… cheias de calor humano.

Fabíola Simões

Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

View Comments

  • Passando por aqui, adorei Efeito Colateral, como você consegue transformar sensações, emoções em palavras... e tão bem colocadas! Isto é um dom de Deus!Parabéns pela sua sensibilidade. Muito rica. Voltarei, são 3:30 da manhã e estarei de pé às 6 hs com filhos para ir à escola. Abraço, Andréa

Recent Posts

Máquinas Caça-níqueis on-line: Um Passatempo Divertido e uma Oportunidade de Obter Lucro

As máquinas caça-níqueis on-line como Dragon Slots login, não apenas como um jogo emocionante, mas…

4 semanas ago

Como Gerenciar as Emoções em Momentos de Muito Estresse no Trabalho

O estresse no ambiente de trabalho é uma realidade cada vez mais comum. As exigências…

1 mês ago

Sobrevivendo ao abuso: como o EMDR transformou sua vida

"Foi então que uma amiga me recomendou o EMDR..."

2 meses ago

A arte do day trading: quando cada segundo conta

O day trading é uma das formas mais dinâmicas e fascinantes de investimento, mas também…

2 meses ago

EMDR: a abordagem psicoterápica adotada por famosos e que pode mudar a sua vida

Saiba mais sobre essa abordagem psicoterápica EMDR, prática reconhecida pela OMS e acessível também através…

2 meses ago

Um dos romances mais amados de todos os tempos acaba de chegar à Netflix

Jane Austen, mestra em retratar as complexidades das relações humanas e as pressões sociais do…

2 meses ago